O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) acompanha de perto a realização das obras para implantação da infraestrutura de drenagem na região do Condomínio Sol Nascente, em Petrolina.
Diante da informação, apresentada pelo município, que a realização das obras de drenagem, recomendadas pelo MPPE, conflita com o posicionamento da rede de abastecimento da Compesa, os órgãos definiram um método de adaptação da rede. Essa intervenção vai demandar uma parada preventiva do fornecimento de água a partir da próxima segunda-feira (30), que está sendo comunicada com antecedência a fim de permitir que a população possa encher seus reservatórios.
A instalação das redes coletoras de esgoto, executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), e de drenagem pluvial, que deverá ser iniciada pela Prefeitura de Petrolina a partir da próxima segunda-feira (30), resulta de um diálogo permanente da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania (Meio Ambiente) com os mencionados entes públicos no âmbito do Procedimento Administrativo nº 01849.000.026/2022.
Essa articulação visa encerrar os problemas de extravasamento de esgoto na região como também do o alagamento causado em época de chuva, notadamente nas ruas 37 e 38, que geraram queixas dos moradores ao MPPE.
“Essas obras foram recomendadas e implementadas para responder às irregularidades urbanísticas na implementação do Condomínio Sol Nascente. Que geraram vários prejuízos na localidade, extravasamento de esgoto e alagamento nos períodos de chuva. concluiu a Promotora de Justiça Rosane Cavalcanti.