Com 218.867 pessoas inscritas para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Pernambuco escalou 3,9 mil policiais militares para reforçar a segurança no estado nos dias de prova. De acordo com a Polícia Militar (PM), o número é 6% menor que o empenhado em 2022, já que houve redução no número de locais de aplicação.
As provas que vão ser aplicadas chegaram a Pernambuco no dia 22 de outubro. Desde então, de acordo com a Polícia Militar, há agentes empenhados em fazer a segurança do material para os dias das provas.
Serão, durante o período, 3.961 postos de trabalho lançados — isso se refere à quantidade de plantões exercidos por policiais, que, por sua vez, podem atuar em mais de um plantão em dias diferentes. No ano passado, foram 4.188 postos de trabalho.
As provas do Enem 2023, tanto as impressas quanto as digitais, acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, os dois primeiros domingos do mês. Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília).
“Desde o momento que essas provas pousaram aqui em Pernambuco, já temos policiamento lançado, justamente fazendo essas escoltas do aeroporto até o local onde elas ficam armazenadas. Sobre as escoltas, ainda, a Polícia Militar faz todo o acompanhamento, desde a chegada até o local de aplicação e o retorno delas, também, até o destino final, onde elas serão corrigidas”, declarou o major Daniel Augusto, coordenador estadual de segurança do Enem.
Fonte: G1 Pernambuco