Muita leitura e diversão durante a realização da primeira edição do concurso de leitura, “Bora Ler e Encantar!?, realizado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O evento contou com a participação de 88 estudantes dos 2º Anos do Ensino Fundamental, que representaram as escolas que estudam.
As apresentações ocorreram na sede da Escola do Saber esta semana com as fases classificatórias, que escolheram os 12 que participaram da final nesta quinta-feira (9). Os critérios avaliados durante as apresentações de leitura de texto foram: espontaneidade, entonação de voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação. Os três estudantes classificados na final são: Davi Lucas Silva de Carvalho Amorim, da Escola Municipal Ana Leopoldina dos Santos; Heloísa Lara Rodrigues dos Santos, da Escola Municipal Josefa Izabel Sena; e Rayane Laís Reis de Souza, da Escola Municipal Jeconias José dos Santos. A ordem de classificação dos vencedores será divulgada na noite de premiação dos projetos, que será realizada em dezembro.
O principal objetivo do Programa é desenvolver atividades que promovam a formação de leitores mirins, integrando escolas públicas municipais, educadores e pais de alunos. “Este é um programa muito bom, que incentiva as crianças na leitura e também incentiva os pais a exercitar a leitura para ensinar os seus filhos”, destacou a dona de casa, Sueli Alves, mãe da pequena Izabely Alves, que declarou. “Eu achei muito bom, assim as crianças vão aprender mais e acreditar em si mesmos, além de estudar mais”.
Para a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, o Programa Bora Ler e Encantar!?, cumpriu com a sua principal missão, incentivar a leitura dos alunos. “São estudantes com idade máxima de 9 anos. Nós ficamos muito felizes em encontrar muitas crianças desenvoltas, competentes e com muito gosto pela leitura. Porque é a partir daqui que eles vão ter a garantia de uma trajetória de sucesso dentro da escola. Saímos de um período desafiador que é recuperar os nossos alunos, principalmente os que tiveram que passar pela alfabetização de forma remota, durante a pandemia, com aulas on line e isso nos deixa gratificados. Agradecendo sempre ao nosso prefeito Simão Durando por todo o apoio aos nossos projetos e programas na área de educação”, frisou Rosane da Costa.
—–
Fonte – Assessor de Comunicação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes