Ministro detalha obras no aeroporto de Petrolina, com expectativa de conclusão em até 18 meses

0

Com o objetivo de garantir mais comodidade e conforto aos passageiros, além de mais segurança nas operações, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lançou oficialmente na manhã desta segunda-feira (13), em Petrolina, a nova fase de obras de modernização do Aeroporto Senador Nilo Coelho. A cerimônia, que anunciou os investimentos na ordem de R$ 56 milhões, ocorreu na área de  desembarque do terminal e contou com a presença de outras autoridades, dentre elas o prefeito de Petrolina, Simão Durando e do assessor especial do governo do Estado, que estava representando a governadora Raquel Lyra, e presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho. 

Antes disso, o Silvio Costa Filho fez uma vistoria técnica ao sítio aeroportuário, administrado desde 2021 pela concessionária CCR.

“É a hora em que a gente transforma de verdade o aeroporto. Estamos operando aqui há quase dois anos, trouxemos melhorias de serviço, mais ofertas de alimentação, serviços, já fizemos uma primeira melhoria nos banheiros, sinalização, estacionamento e agora vamos investir de verdade. Vamos mudar a cara do aeroporto, vai ficar maior, mais confortável, mais prático, mais usual. E também, na parte que a gente não vê, na parte de segurança na pista, vai ter também uma série de investimentos para que mais aviões consigam pousar aqui nesse aeroporto. E com isso o aeroporto vai se desenvolver”, explicou presidente da CCR, Fabio Russo. 

Ele ainda assegurou que as obras não causarão interrupção nas operações locais. “Nenhuma interrupção. Nós fazemos isso nas chamadas janelas operacionais, então, a gente programa para que não afete nenhum voo e para que não afete os clientes do aeroporto enquanto eles estão aqui no terminal”. 

De acordo com o gerente de aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos, o projeto prevê a “a ampliação do TPS, ou seja, do terminal de passageiros, assim como do pátio e adequações técnicas da pista de pouso e decolagem”. Também estão previstas a inclusão de mais opções de lojas. 

“Petrolina é uma cidade exportadora que cresceu de uma forma impressionante nos últimos anos. Por isso, é importante a chegada de novos investimentos para ampliação do aeroporto Nilo Coelho, pois isso vai permitir uma logística melhor para o setor produtivo. O ministro Sílvio Costa Filho conhece nossa cidade, nosso potencial, e mesmo há pouco tempo no cargo, já percebeu a necessidade de priorizar essa rota fundamental para o Nordeste”, afirmou o prefeito de Petrolina, Simão Durando, através de sua assessoria. 

O presidente da Abrafrutas e assessor especial do governo do estado, Guilherme Coelho, falou sobre a parceria estabelecida entre os entes federativos, já anunciada anteriormente, numa visita feita em setembro pelo ministro de Portos e Aeroportos ao Palácio do Campo das Princesas, no Recife.  “Isso é uma parceria entre o governo do Estado, com a governadora Raquel Lyra e o ministro pernambucano dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, onde se juntam para entenderem que Petrolina precisa da ampliação do seu aeroporto. E é uma ampliação grande, nós estamos hoje com 3 mil metros e vamos para 5 mil metros. Essa obra será entregue em um ano. Então, é uma parceria que dá certo entre o governo estadual e o governo federal”. 

Ciente do impacto positivo dessas obras, Guilherme Coelho comemorou. “A fruticultura sai ganhando porque aqui vai ter um aeroporto para receber a todos: quem é da fruticultura, do turismo, quem vem a negócios, quem vem a lazer. Mas nós estamos aqui torcendo por duas coisas, primeiro é a volta do cargueiro. Nós temos frutas suficientes para mandar e a segunda questão é onde o ministro tem que colocar uma lupa sobre o preço das passagens”.

Ao lado do Diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira, do Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, e do presidente da CCR, Fábio Russo, Silvio Costa Filho detalhou as intervenções que serão realizadas, assim como o plano de investimento previsto para ampliação e melhoria de todo sítio aeroportuário.

“Nós sabemos da importância que tem o aeroporto de Petrolina para o Estado. Então, esses investimentos de quase R$ 60 milhões vão ser muito importantes para a gente requalificar o aeroporto, dar mais conforto aos passageiros e para estimularmos, cada vez mais, o turismo de negócios, de lazer, levando, sobretudo e trazendo, brasileiros e estrangeiros que queiram visitar a região. Como também nós já estamos dialogando com o prefeito Simão sobre a importância de retomarmos os voos cargueiros para podermos ampliar as exportações. E torcemos que, o quanto antes essa obra fique pronta, a gente possa entregar esse aeroporto cada vez mais bonito para receber o brasileiro que vem até aqui, visitar Petrolina”, declarou ao Nossa Voz. 

Ainda segundo o ministro, a expectativa é que a obra seja executada e concluída entre 14 e 18 meses, segundo o prazo repassado pela construtora responsável pelas obras. “Estamos conversando com as construtoras, com a concessionária, o prefeito se colocou à disposição para dar todo o suporte possível para, o quanto antes, pudermos levar esse conforto ao petrolinense, aos demais brasileiros e aos estrangeiros que venham nos visitar.