Moradores do Dom Avelar reclamam de esgoto estourado, em Petrolina

0

Moradores do bairro Dom Avelar, em Petrolina, reclamam de esgoto estourado que está entrando nas casas. O problema afeta moradores da Rua do Brilhante e da Rua Severino.

Segundo um morador da Rua do Brilhante, o esgoto está estourado há cerca de duas semanas. Ele já ligou para a prefeitura e para vereadores, mas não teve resposta.

“O esgoto está ali perto do postinho. Eles estão fazendo uma drenagem que segundo eles vão esperar uma peça vir de Salvador. O problema é que ninguém resolve e só quem sofre é a população. Esgoto entrando para dentro de casa, aqui na minha casa, na casa da vizinha, socorro aqui a situação. Os banheiros nem se fala, fora os mosquitos, tanta coisa acontecendo”, disse o morador.

Outro morador da Rua Severino também reclama do problema.

“Alguém precisa tomar uma providência, alguém da prefeitura, alguém da Compesa. A gente liga para a Compesa, a Compesa diz que é responsável, à prefeitura aí a prefeitura joga para a Compesa e fica nessa situação, um jogando para o outro e ninguém resolve, entendeu? Eu peço por favor, os moradores daqui da rua pedem encarecidamente, resolve essa situação porque não tem como continuar assim, o esgoto entrando para dentro de casa, o fedor de fezes dentro de casa. A gente não tem como nem se alimentar porque o fedor, mau cheiro, e tá aí essa situação”, disse o morador.

Secretário de Infraestrutura diz que obra será concluída em três semanas

O secretário executivo de infraestrutura de Petrolina, Rodrigo Jacobina, disse que a prefeitura já sabia do problema e que está trabalhando para resolvê-lo.

“Já tem tempo que a gente tem duas caixas de inspeção do esgoto, do sistema de esgotamento sanitário que estava com problema, estava gerando vários transtornos para os moradores e a gente já vinha na programação de resolver. Uma é na Rua da Grandeza e a outra na Rua da Fortuna. São dois grandes principais do sistema que estava com um vazamento e tava gerando transtorno não só na pavimentação, mas no sistema como um todo, gerando alguns entupimentos e um retorno de esgoto em algumas casas”, disse o secretário.

Jacobina explicou que a obra só começou quando uma peça necessária chegou de Salvador.

“A gente tava assim atrás do equipamento necessário, das ponteiras para poder fazer o rebaixamento do lençol freático pra tá fazendo essa intervenção que era essa peça que estava vindo de Salvador. A obra ela só início quando essa peça chegou. Então essa peça chegou agora. No mês de novembro a gente iniciou a intervenção da Rua da Grandeza da qual já tá em obra há exatamente 15 dias que a gente tá lá fazendo essa intervenção, todo rebaixamento e foi assim necessário fazer alguns tampões em algumas ajudantes, uma rua mais alta do bairro, acima do sistema. Então ela foi sim, prejudicada a relação essa questão de saneamento por enquanto, mas a gente já tá com previsão de finalização aí da Rua da Grandeza até sexta-feira dessa semana e posterior disso a gente vai estar iniciando a Rua da Fortuna, então a gente acredita que no máximo no caso é de três semanas”, disse o secretário.

Jacobina pediu desculpas aos moradores pelo transtorno e disse que a prefeitura está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.