Hospital Universitário da Univasf realiza consulta pública para priorizar abertura de dados

0

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove consulta pública, até o dia 10 de dezembro, para definir quais bases de dados da instituição serão abertas ao público.

A consulta pública é uma orientação da Controladoria Geral da União (CGU) para que os órgãos e entidades públicos conheçam a demanda por dados e, assim, priorizem a transparência das informações que forem mais relevantes aos cidadãos.

No formulário da consulta pública, os profissionais do hospital, acadêmicos, docentes e a comunidade em geral podem opinar sobre o nível de relevância das seguintes bases de dados:

  • Número de internações por especialidade médica
  • Taxa de ocupação de leitos hospitalares
  • Número de cirurgias realizadas por especialidade
  • Custos hospitalares
  • Indicadores de qualidade da assistência

As informações coletadas na consulta pública serão analisadas e contribuirão para a consolidação do Plano de Dados Abertos do HU-Univasf. O plano definirá quais bases de dados serão publicadas no site institucional e catalogadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

A abertura de dados públicos é uma tendência global que tem sido adotada por diversos países. No Brasil, a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi regulamentada pelo Decreto nº 8.777/2016 e Resolução nº 3/2017 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA).

A abertura de dados públicos traz diversos benefícios para a sociedade, como:

  • Maior transparência da gestão pública
  • Melhoria da qualidade dos serviços públicos
  • Estimulo à pesquisa e à inovação
  • Geração de novos negócios

A consulta pública do HU-Univasf é uma oportunidade para a sociedade contribuir para a abertura de dados públicos e para a melhoria da gestão do hospital.

Dados abertos: o que são e quais são seus benefícios

Dados abertos são informações que podem ser livremente acessadas, utilizadas e compartilhadas por qualquer pessoa. Eles são produzidos por instituições públicas e privadas, e podem ser de diversos tipos, como dados demográficos, econômicos, sociais e ambientais.

A abertura de dados públicos traz diversos benefícios para a sociedade, como:

  • Maior transparência da gestão pública: Os dados abertos permitem que os cidadãos acompanhem a atuação dos governos e exerçam seu controle social.
  • Melhoria da qualidade dos serviços públicos: Os dados abertos podem ser usados para avaliar a eficiência e a eficácia dos serviços públicos, bem como para identificar oportunidades de melhoria.
  • Estímulo à pesquisa e à inovação: Os dados abertos podem ser usados para desenvolver novos produtos, serviços e soluções para problemas sociais.
  • Geração de novos negócios: Os dados abertos podem ser usados para criar novos negócios e oportunidades de emprego.

Como participar da consulta pública do HU-Univasf

Para participar da consulta pública do HU-Univasf, basta acessar o formulário eletrônico disponível no link https://bit.ly/consultapda: https://bit.ly/consultapda. O formulário está aberto até o dia 10 de dezembro.

A participação da sociedade é fundamental para que o HU-Univasf defina quais bases de dados serão abertas ao público.