Com mais de 600 emendas elaboradas, Câmara de Petrolina aprova orçamento para 2024

0

Num momento considerado histórico por alguns vereadores presentes na sessão,  foram aprovadas nesta quinta-feira (30) duas Leis importantes para o funcionamento do município em 2024. A Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) vão nortear a aplicação dos recursos arrecadados pela Prefeitura de Petrolina, que tem a previsão orçamentária de aproximadamente R$1,7 bilhão no próximo ano. E o momento considerado ímpar na Casa Plínio Amorim diz respeito ao quantitativo de emendas elaboradas pelos parlamentares para o orçamento de 2024: um total de 684  apresentadas por vereadores da situação e oposição. No total, apenas 14 delas foram rejeitadas.

Antes que os vereadores detalhassem as suas sugestões para a aplicação dos recursos, os integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento composta por Osório Siqueira (presidente), Josivaldo Barros (relator) e Marquinhos Amorim (Republicanos) se pronunciaram sobre os pareceres elaborados, tanto para os projetos do Executivo quanto para as emendas elaboradas pelos parlamentares.

Segundo o relator, Josivaldo Barros, as emendas foram analisadas de forma isonômica e técnica, sem influência partidária.

Com duas emendas rejeitadas, o vereador Gilmar Santos discordou dos pareceres apresentados pela comissão reforçando que a sua proposta de elaboração do Plano Diretor Cicloviário já havia sido aprovada em anos anteriores e foi repetida porque ainda não virou uma realidade no município.

A vereadora Maria Elena, por sua vez, fez questão de exaltar o trabalho dos vereadores, que se empenharam em expressar as necessidades da população através das emendas apresentadas.

Ronaldo Silva destacou entre suas emendas a busca por mais apoio para o Petrolina Futebol Clube, inclusive com a reforma do Estádio Paulo de Souza Coelho. Além disso, fez cobranças sobre a área de infraestrutura e voltou a  denunciar problemas na estrutura da Guarda Civil Municipal de Petrolina.

Com emendas nas áreas de assistência social e segurança pública, a vereadora Lucinha Mota cobrou atenção do Prefeito Simão Durando para as indicações de ações incluídas no orçamento.

Por fim, após cinco horas de sessão, a LOA e o PPA foram  aprovadas por 17 votos favoráveis na primeira e 18 votos na segunda votação. (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)