Moradores do bairro Serrote do Urubu, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, protestaram na manhã desta sexta-feira (1º) contra a falta de água na comunidade. De acordo com os moradores, a Compesa não abastece o bairro há mais de 60 dias.
A manifestação bloqueou a Estrada de Pedrinhas, que liga o bairro à cidade. Os moradores colocaram fogo em pneus e utilizaram faixas, cartazes e baldes para chamar a atenção da população e das autoridades.
Além da falta de água para uso doméstico, os moradores reclamam que as escolas do bairro também estão sem água. A Secretaria de Educação de Petrolina informou que a Unidade de Educação Infantil, que atende crianças de 0 a 3 anos, precisou suspender as atividades por conta da falta de água.
A unidade que atende crianças de 4 a 10 anos, está funcionando em horário reduzido. Os profissionais da escola estão fazendo o possível para manter o atendimento, mas a falta de água dificulta as atividades.
A Secretaria de Educação informou que está articulando com a Secretaria de Agricultura para fornecer água às escolas com carros-pipa. No entanto, essa medida não é suficiente para atender à demanda de todas as unidades educacionais.
A Compesa informou que está trabalhando para solucionar o problema da falta de água no Serrote do Urubu. A empresa disse que uma equipe técnica está no local para identificar a causa do problema e tomar as medidas necessárias.