Em Pernambuco, 77% dos moradores dizem ter medo da violência em ruas e avenidas

0

Os moradores de Pernambuco consideram as ruas e avenidas como os locais de maior risco de violência. Foi o que apontou a escuta popular realizada pelo governo do Estado para implementação do programa Juntos pela Segurança, cujas metas e principais projetos foram apresentados na semana passada.

JC teve acesso aos detalhes da pesquisa que comprovou o forte sentimento de insegurança de quem vive em Pernambuco. No total, 7.304 pessoas de todos os municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha, participaram da escuta espontaneamente pela internet. Desse total, 77,52% declararam que têm medo da violência, principalmente os assaltos, nas ruas e avenidas. 

O assessor parlamentar Gabriel Brasil, de 28 anos, foi vítima da violência recentemente. Ele andava pela Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, quando foi abordado por um assaltante que estava em uma moto. “Ele se aproximou portando uma arma e pediu meu celular. Tudo ocorrendo à luz do dia”, contou.

O episódio aconteceu por volta das 11h40 e, segundo Gabriel, a rua estava bastante movimentada. Ele contou que não estava usando o celular no momento da abordagem, justamente por causa da insegurança. Chamou também a atenção dele o fato de não ter encontrado policiais militares perto do local onde houve o assalto. 

Gabriel faz parte da lista de 38.019 pessoas que foram vítimas de crimes violentos contra o patrimônio (roubos) em Pernambuco entre janeiro e outubro deste ano. 

Fonte: Jc