A secretária executiva da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, concedeu entrevista ao programa “O Nossa Voz” desta quarta-feira (5), em Petrolina. Na ocasião, ela falou sobre a violência contra a mulher no estado, as ações de prevenção e a programação da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
“A gente enfrenta muita violência contra mulher em Pernambuco. Em relação à cultura da violência contra a mulher, pensando nessa transformação dessa cultura, nesse enfrentamento à violência contra mulher, que é difícil também a gente chegar porque acontece dentro dos lares, o lugar mais seguro para as mulheres.”, afirmou Gouveia.
A secretária destacou que as campanhas de prevenção são fundamentais para o enfrentamento da violência contra a mulher. “Agora as campanhas de prevenção são a porta principal da nossa pauta também, porque a gente precisa trabalhar com a punição, mas a gente também podia trabalhar com a prevenção. Então agora com essa campanha nós conseguimos chegar a 99% dos Municípios com o material, formação com as gestoras para que as pessoas que trabalham diretamente com a pauta também estejam fortalecidas para acolher as mulheres.”disse.
Gouveia também ressaltou a importância de frisar o que é violência contra a mulher. “É importante frisar o que é a violência contra mulher: se ele te humilha, se ele te obriga a ter relação sexual, se ele fica com seu salário, se ele não te deixa utilizar o salário o recurso do teu trabalho como você gostaria, se ele te empurra. Existe os cinco tipos de violência, que a violência física, moral, patrimonial, sexual e psicológica. É muito difícil ter uma agressão física e não ter tido a violência psicológica anteriormente ou recentemente.”
A secretária falou ainda sobre o feminicídio, que é o assassinato de uma mulher por ser mulher. “A gente fala das mulheres feminicídio, quanto a gente está com alto índice determinado feminicídio ainda, a gente também precisa reforçar que essa rede ela funciona, 99% das mulheres que procuram uma rede de proteção têm suas vidas salvas”, afirmou.
“A gente tem a política de abrigamento, importante reforçar para essa mulher que está se sentindo sozinha em casa, que não tem para onde ir, que ele tá ameaçando a família, que ele tá ameaçando os filhos, que existe uma rede de apoio do estado, que ela denuncia ocorrência e nós temos um espaço adequado que nós podemos tirar essa mulher desse ambiente que ela está para ela ser acolhida.”
Gouveia também falou sobre a programação da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. “Dia 06/12 um seminário da campanha He for She (Eles por Elas)”, serão dois eventos simultâneos em Recife e Petrolina, com a mesma temática de igualdade de gênero e combate à violência. Em Petrolina acontecerá no Senac, dia 06/12 às 14h. Estarão presentes a secretária executiva da Mulher, Juliana Gouveia, e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Patrulha Maria da Penha e OAB.” disse.
A campanha He for She é uma iniciativa da ONU Mulheres que incentiva a participação dos homens nas questões da igualdade de gênero. “Essa é uma campanha que foi idealizada pela ONU Mulher que incentiva a participação dos homens nas questões da igualdade de gênero. Reconhecendo o papel fundamental que eles podem desempenhar para acabar com as desigualdades enfrentadas pelas mulheres em todo o mundo.” informou Gouveia
No dia 07/12 acontecerá uma blitz às 8h, em local a ser definido, com a participação da Secretária de Defesa Social. “Também acontecerá uma campanha de sensibilização com entrega de cartilhas nas feiras livres de vários municípios do Estado, incluindo Petrolina e outras cidades do Sertão”, disse Gouveia.
A secretária executiva da Mulher de Pernambuco reforçou que a violência contra a mulher é um crime e que existem canais para denunciar. “Existe vida, pode violência, você não está sozinha, então liga pra gente. A gente tem ouvidoria do Estado, 0800 2 8 1 8 1 8 7.”