Prefeitura de Juazeiro participa de reunião da CIB e apresenta as demandas do município

0

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), participou de uma reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartide (CIB), realizada no último dia 7, em Salvador. Representaram Juazeiro a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, e a assessora de Planejamento da Sesau, Ianni de Almeida. A CIB é constituída por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde do estado, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA).

No evento, foram discutidas as operações do SUS no âmbito estadual, além da solicitação para ampliar o valor repassado pela União para o Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC). “A CIB caracteriza-se como uma instância de negociação e deliberação quanto à execução do SUS no estado. E, como houve a solicitação da ampliação do Teto MAC, é necessário que o pedido seja apreciado, votado e deliberado na CIB para seguir para o Ministério da Saúde”, esclareceu a Secretária de Saúde.

CIB

São fóruns interfederativos de discussão, pactuação e deliberação em âmbito estadual, abrangendo as esferas de gestão estadual e municipal, através de suas representações: a Sesab, para o âmbito estadual (no caso do Estado da Bahia) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), para o âmbito municipal.

Com o Pacto pela Saúde foram criados os espaços de discussão entre gestores de estado e município no âmbito regional, sendo denominados à época Colegiados de Gestão Regional e posteriormente, com o Decreto 7508/2011, Comissões Intergestores Regionais.

TFD

Durante estada na capital, a secretária de Saúde visitou a casa mantida pela Prefeitura de Juazeiro para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A secretária constatou que o local possui estrutura ampla, com muitas suítes e capacidade para acolher os pacientes com conforto e qualidade. “Estivemos na casa e observamos a dispensa estava bem abastecida, tanto de hortifruti como de perecíveis e não perecíveis, uma alimentação de qualidade, inclusive tomamos sopa com os pacientes e realizamos escuta e acolhimento da demanda de alguns pacientes que estavam na casa. Entendemos que o local necessita de manutenção e já encaminhamos a solicitação para o setor responsável”, afirmou Ana Lúcia.


Ascom Sesau/PMJ.