Projeto Pontal: Codevasf prevê gerar 24 mil empregos em Petrolina

0

O superintendente da Codevasf, Edilázio Wanderley, discutiu na quarta-feira (13) sobre  a parte sul e norte do projeto Pontal, em Pernambuco. A previsão é que a obra da etapa do pontal seja concluída em 2026, gerando cerca de 24 mil empregos na região.

“Pega uma média de 2,5 três empregos por hectare, a gente está falando de um projeto de 8.000. Então, nós teríamos na quando tiver todo completo o projeto Pontal em torno de 24.000 empregos nessa região, sem contar todas as cadeias paralelas. Você tem os defensivos, os equipamentos, isso tudo é mais renda economia emprego desenvolvimento para toda nossa região e para o Estado de Pernambuco”, destacou o superintendente. 

O projeto Pontal é uma iniciativa da Codevasf, na parte sul, que já conta com 299 lotes de produção familiar e 37 lotes empresariais.

“A Codevasf faz essa inovação, fazendo ali a distinção de lotes de produção e familiares. Mas também empresariais são 37 lotes empresariais. A gente está falando aí no Pontal Sul, algo em torno de pouco mais de 3.500 hectares. Hoje ele tem 55% implementado. Essa é uma importante fase do projeto, que representa um passo importante para a concretização da parte sul. A gente já tem mais da metade dos lotes implementados e começando a sua produção. Isso nos anima porque o Pontal Sul, quando estiver totalmente operante, vai gerar algo em torno de mais de 10 mil empregos aqui para nossa região”, explicou Edilázio. 

O projeto Pontal também prevê a implantação de infraestrutura para irrigação, como canais, estações de bombeamento e reservatórios.Hoje, os usuários dos lotes da parte sul vão eleger um conselho que será responsável pela gestão do sistema de irrigação.

“A Codevasf sempre vai ter responsabilidade pelo projeto, mas a parte de gerir aquele sistema, a questão de convivência e bom uso entre os próprios usuários, fica também a cargo desse distrito”, explicou Vanderlei.

A previsão é que a parte norte do projeto Pontal seja entregue até março de 2024.