Um grande espetáculo sobre a vida e trajetória de Ana das Carrancas, entrará em cena na programação do Natal Luz, nesta sexta-feira (15), a partir das 19h, na Concha Acústica de Petrolina. Cerca de 200 estudantes do projeto Educarte contarão através da dança, música e arte a essência ancestral da Dama do Barro, passando também pela saga, ascensão e morte. Com o tema ‘Lapinha da Ana’, o evento terá 11 coreografias com uma linguagem multicultural em iniciação clássica, danças contemporânea e popular, para fazer emergir a história de uma mulher e artesã que se tornou símbolo de resistência.
O espetáculo se divide em três blocos, onde os alunos apresentarão as dores e alegrias da ceramista. O projeto Educarte tem como objetivo incentivar a dança e o teatro nos espaços escolares como componente lúdico, capaz de oferecer um importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento corporal e fortalecimento da aprendizagem. A ação é ofertada atualmente nas Escolas de Educação em Tempo Integral Miguel Arraes e Anezio Leão, através de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e o Espaço Cores. Cerca de 200 alunos têm a oportunidade de participar de oficinas, onde são aplicados exercícios técnicos e artísticos, e se trabalha a disciplina, atenção e concentração. Essas práticas podem elevar o prazer por permanecer na escola.
As aulas, que são realizadas uma vez por semana e ministrada pelo professor e coordenador do projeto, Antônio Matos, se destacam entre as atividades preferidas dos estudantes, que contam as horas para o momento chegar. Durante as oficinas, são trabalhadas noções de postura, coordenação motora, criatividade, interpretação e socialização. Através do projeto, o município torna o currículo ainda mais diversificado e atrativo para os alunos, além de proporcionar novas experiências e aprendizado por meio das expressões culturais e artísticas.
O trabalho tem contribuído para melhorar atenção dos discentes em sala de aula, a convivência entre eles e no resultado das avaliações das demais disciplinas. A expectativa é que novas unidades sejam beneficiadas com o Educarte. Através desse trabalho, os estudantes participam de várias apresentações artísticas em espaços públicos e nas próprias unidades de ensino, como resultado de cada oficina realizada.
Na sexta-feira (15), a programação do Natal Luz vai contar também com a Cantata Natalina, com apresentação musical de flautas das crianças do projeto Meninas e Meninos de Todos Nós. No sábado (16), a Camerata 21 de Setembro vai subir ao palco com o concerto especial de Natal, a partir das 19h.