Um conselheiro tutelar de Petrolina, no Sertão do São Francisco, denunciou nesta quinta-feira (14) o descaso da gestão municipal com a infraestrutura do conselho. Evaldo Francisco, que atua na cidade há 17 anos, afirma que o telefone da sede do órgão não funciona há meses, o que dificulta o atendimento à população.
Segundo Francisco, o conselho conta com 10 conselheiros, mas apenas cinco têm espaço na R2. Ele diz que a prefeitura não tem dado a devida atenção ao órgão, que depende de recursos do governo federal.
“O município não tem dado infraestrutura para os conselhos. Estamos sem condições de trabalhar. A prefeitura está mal pagando o trabalho e ainda tem a situação do plantão, que a gente não recebe mais”, afirmou.
Francisco também criticou a gestão municipal por não ter feito nada para resolver o problema da falta de vagas em creches. “Estamos nos movimentando para ser amigo da criança, mas tem criança sem creche”, disse.
Gestão municipal nega descaso
O conselheiro João Callou, presidente do Conselho Tutelar de Petrolina, disse que não houve comunicação oficial sobre o problema do telefone. Ele afirmou que a gestão municipal tem feito um excelente trabalho para melhorar a infraestrutura do conselho.
“O prefeito Miguel Coelho cuidou da lotação de veículo, designou motorista até mesmo noturno e o conselho passou por uma reestruturação de melhoria. O secretário Simão está estruturando a sede R2, que vai melhor atender o conselheiro”, disse.
Callou também ressaltou que a gestão municipal tem assegurado a continuidade do trabalho do conselho, desde a estrutura de recursos humanos até o trabalho. “Estamos abertos ao diálogo para melhor fortalecimento”, concluiu.