O prefeito de Petrolina Simão Durando reuniu-se com a imprensa de Petrolina numa confraternização realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Caetanos Petiscaria. Na oportunidade, ele fez um balanço das ações em 2023 e em entrevista coletiva comentou a pesquisa eleitoral divulgada ontem, onde lidera com 39% das intenções de votos.
“O ano de 2023 foi realmente de muito trabalho. Foi um ano desafiador, mas através de muito compromisso e verdade, junto com a nossa força política, conseguimos imprimir um ritmo muito forte. Tivemos muitos investimentos e estamos terminando o planejamento para o ano que vem. Portanto, estamos muito felizes com esse fechamento de ano na cidade tem muita coisa para acontecer em 2024. Sabemos que os desafios são enormes, mas com muito trabalho vamos seguir em frente, vencendo um dia de cada vez. Recebemos os dados da pesquisa, mas não estamos olhando para isso. Queremos trabalhar porque a população nos confiou isso, trabalhar por ela e ano que vem que vamos discutir política, composições partidárias, mas agora vamos trabalhar cada vez mais pela população de Petrolina”, afirmou
O prefeito também falou sobre os investimentos feitos ao longo do ano e como superou a queda do FPM, que prejudicou uma série de municípios em todo o país. “A gente vem, há vários anos fazendo um planejamento financeiro. Estamos com a nossa capacidade financeira bem equilibrada e nós vamos ajustando isso. Eu faço reuniões periodicamente com os secretários para que possamos enxugar os custos e isso volta em investimentos. E Petrolina tem feito muitos investimentos que dão retorno. Como exemplo eu cito o nosso parque solar e a partir dele todos os prédios da prefeitura, UBS e postos de saúde tem a energia mais barata. Economizamos R$ 3 milhões por ano. Hoje, a prefeitura não usa mais resmas de papel, impressoras e carros rodando para entregar ofício e com isso economizamos R$ 1,5 milhão. Então, tivemos que fazer a nossa parte. Na parte tributária também fizemos investimentos para ter uma captação melhor de investimentos no IPTU, ISS, ITBI e isso vem se refletindo nas obras que vão chegando para a população”.
Questionado sobre a relação com o governo Raquel Lyra, ao qual se grupo político faz oposição, Simão assegura manter uma relação institucional com a governadora, visando o bem estar da população. “Acima de tudo está o bem do povo. Eu acho que este é um momento de união entre os governos estadual, federal e municipal, porque estamos aqui para trabalhar pela população. É hora de, realmente, desarmar os palanques. No ano que vem vamos discutir política, campanhas partidárias, mas até lá vamos trabalhando com muito pé no chão e muito consciente do que é a nossa missão. E eu reafirmo aqui qual é o meu compromisso com a população de Petrolina de continuar trabalhando, cada vez mais, pela nossa cidade. Estamos abertos para quem queira investir, para o governo do estado, para que a gente possa fazer as parcerias firmadas e ver a cidade crescer cada vez mais. Petrolina é uma referência para Pernambuco e a governadora tem que ter essa sensibilidade de olhar para cá realmente”, assinalou Simão.