Alisson Oliveira, secretário executivo de serviços públicos, abordou a questão do período chuvoso durante uma entrevista realizada nesta quinta-feira (21), no programa “Nossa Voz” da Rádio Grande Rio FM. Ele destacou a preocupação com o descarte irregular de lixo próximo aos canais.
“O que tem preocupado é o lixo descartado de forma irregular ou próximo aos canais ou no próprio canal. Por isso, a gente conseguiu revitalizar aquele canal e fazer a drenagem”, enfatizou Alisson, ressaltando a importância da conscientização. Ele citou a Avenida Tapuio, em São Gonçalo, como exemplo, destacando que a área é parte do sistema de drenagem.
Alisson mencionou o apoio contínuo à revitalização de canais e à drenagem eficaz. No entanto, observou um desafio na parte mais baixa de São Gonçalo, onde o lixo descartado pode causar obstruções, resultando em problemas para a região.
“Estávamos lá às 5h da manhã limpando o entorno para que de forma nenhuma acabe tampando e causando prejuízo à população. É importante que essa minoria que comete essas irresponsabilidades tenha respeito”, afirmou.
No que diz respeito ao Pedro Raimundo, informou que estão realizando serviços no local. “Conseguimos zerar ali do lado do Pedro Raimundo, estamos fazendo aquelas tampas das caixas, que foi um serviço muito importante. Principalmente, o morador do José Maria não foi jogar o colchão do cacheado, quem joga no canal é morador do entorno. É preciso que uma melhoria respeite e faça a melhoria e não faça isso”, destacou.
Alisson abordou a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos, enfatizando a importância do programa Petrolina Sustentável e a necessidade de diálogo com a comunidade para promover a consciência ambiental.
“A gente tem uma cidade que urgentemente cresce, mas precisa que algumas pessoas, uma minoria que faz muito barulho, possam respeitar isso também e ter essa consciência. Estamos reunindo com a comunidade, conversando. Temos um grande programa do Petrolina Sustentável, levando consciência às nossas escolas, para que as pessoas tenham responsabilidade e lembrem do risco de jogar lixo e resíduos nestes canais, principalmente em período de chuva.”