Nesta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Petrolina realizou a última Sessão Ordinária de 2023, encerrando o ano legislativo. Ao todo, de fevereiro a dezembro, a Casa realizou 68 Sessões Ordinárias, 53 Sessões Solenes e nove (09) Audiências Públicas. De autoria do Poder Legislativo, foram aprovados 54 Projetos de Lei, três (03) Projetos de Resolução, 2274 Indicações, 726 Requerimentos, além de 120 Projetos de Decreto Legislativo.
De iniciativa do Poder Executivo, em 2023 foram aprovados pela Câmara 29 Projetos de Lei e um (01) Projeto de Lei Complementar. Este ano, durante a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), os vereadores apresentaram o maior número de emendas já realizadas pela Casa Plínio Amorim, com um total de 684 emendas, das quais somente 14 foram rejeitadas.
Em aspectos estruturais, em 2023, a Casa modernizou os itens de informática para gabinetes e setores administrativos, com aquisição de novos computadores, impressoras e outros equipamentos, além das obras de ampliação e modernização do prédio da Câmara que foram iniciadas em julho deste ano. Em relação à capacitação, este ano a Casa promoveu o aprimoramento de vereadores e de servidores com a participação em treinamentos relacionados às suas respectivas áreas de atuação.
O presidente Aero Cruz (MDB) realizou um balanço das ações e destacou uma redução nas despesas da Casa, em comparação ao ano anterior. Em 2022, as despesas totalizaram cerca de 25 milhões, já este ano o valor foi reduzido para 21 milhões. “Nós fizemos um planejamento, reduzimos muito em algumas ações de diárias, e no geral tivemos uma diminuição nos custos”, declarou o presidente.
A expectativa para o próximo ano é de retorno das atividades da Câmara para a sede própria. “Nós teremos uma Câmara de Vereadores com uma melhor estrutura para a população, para os servidores e para os vereadores. Nós estamos com essa expectativa, para que no próximo ano já tenhamos voltado para a nossa sede”, concluiu o presidente Aero.
Fonte: Ascom Camara dos Vereadores