Presente na cerimônia de entrega da PE-639, realizada na manhã de hoje (26), na entrada do Núcleo 03 do Perímetro Irrigado Nilo Coelho, o assessor especial do governo do Estado e presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, não poupou elogios a obra de requalificação. Para Coelho, a estratégia da governadora de “arrumar a casa” e só realizar obras com recursos em caixa assegura as realizações e entregas que Pernambuco precisa.
Ainda durante seu discurso, Guilherme Coelho relembrou a história de implantação dos perímetros irrigados e como a sua evolução contribuiu para o desenvolvimento de Petrolina. Paralelo a isso, ele destacou as melhorias previstas com a requalificação daquela via. “Eu costumo dizer que Deus foi muito bom conosco, porque nos deu esse sol, esse rio e efetivamente começaram as coisas a chegar. Uma estrada não é somente para carros andarem. Ela vem para trazer desenvolvimento, negócios e conforto para as pessoas que circulam e principalmente para as nossas frutas porque nesta estrada ruim, aquela pancadinha que uma manga fica dando na outra durante a trepidação, nós pagaremos um problema lá fora em euro e custa caro”.
Ciente do modelo de produção que deu certo no Vale do São Francisco, o presidente da Abrafrutas e assessor especial do governo do estado relembrou à governadora Raquel Lyra, a missão assumida em campanha sobre a viabilização do projeto executivo para a instalação do Canal do Sertão. “É um compromisso nosso e eu tenho certeza de que a senhora vai abraçar isso, e eu deixo aqui bem claro para vocês. Eu não estou pedindo à governadora para construir um metro de canal. Uma obra dessas, gigante, quando eu falo do Canal do Sertão Pernambucano que vai levar água daqui para o Araripe, é uma obra de Codevasf, financiada pelo Banco Mundial, é obra de um fundo que tenha muito dinheiro. Mas o projeto é obra do governo do Estado. A senhora precisa se comprometer e tenho certeza de que a senhora vai fazer isso. É um projeto chamado executivo, que é aquele que pode ser licitado. E Eu tenho a certeza de que esse projeto vai dar uma nova vida, um novo ânimo, uma nova esperança a todos esses municípios, começando por Dormentes, Afrânio, Santa Cruz, Ouricuri, Araripina, Ipubi, Bodocó, vai chegar a irrigação por todo esse Sertão do Araripe”.
Guilherme ainda elogiou a estratégia adotada por Raquel no equilíbrio das contas do governo e se mostrou confiante no apoio da governadora ao projeto. “A senhora foi inteligente, passou um ano arrumando todo o Estado. Agora vai começar a fazer o que está mostrando em Petrolina, que é entregar. Mas entregar para quem? Para quem eu te ouvia falar em todos os seus discursos na campanha, para os invisíveis, aqueles que o governo não via, pessoas pelas quais os antigos governos passavam e deixavam sonhando sem atendê-las. E nós estamos vendo que a senhora é uma pessoa de sentimento, é humana, quando dói nos ‘invisíveis’, dói na senhora. É por isso que está fazendo um governo transformador, sério, decente, que não faz coisa errada, não transige, é isso que este estado estava precisando. De uma pessoa que olhe pra frente e confirme o que a senhora fala sem seus vídeos: que quer ir à frente, mas levando todos juntos”.
(Foto: Kate Tavares/NV/GRFM)