Pernambuco acumulou, entre janeiro e novembro deste ano, 41.859 queixas de roubos. Houve redução de 9,5% em relação a 2022, quando 46.234 ocorrências foram somadas pela polícia. Apesar disso, o número segue muito alto, com média diária de 125 crimes. Para tentar reduzir as estatísticas e aumentar a sensação de segurança da população, a Secretaria de Defesa Social (SDS) criou uma nova força-tarefa.
O objetivo é trabalhar observando a peculiaridade de cada território em relação aos crimes. Por exemplo: se em uma determinada área integrada houver aumento nos assaltos a ônibus, a polícia vai concentrar esforços para combater essa modalidade criminosa. Se, em outra região, os roubos de cargas estiverem em alta, estratégias específicas serão criadas para prender os ladrões e reduzir os casos.
O programa Juntos pela Segurança tem como meta a queda de 30% nos números de crimes violentos patrimoniais (roubos) até o final de 2026, tendo como base o resultado de 2022.
A Força-Tarefa de Crimes Patrimoniais foi criada por determinação do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. A portaria, publicada no último sábado (23), destaca que o grupo tem a “finalidade de analisar dados, traçar estratégias de prevenção e repressão e monitorar as informações acerca das ocorrências no Estado de Pernambuco”.
A coordenação da força-tarefa ficará sob a responsabilidade da secretária-executiva, Dominique de Castro Oliveira.
ROUBOS A ÔNIBUS
Um dos principais desafios da força-tarefa é reduzir os constantes assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife. De janeiro a novembro, 565 casos foram contabilizados. No mesmo período do ano passado, foram 408. O aumento foi de 38,48%.
Os casos registrados em 2023 se concentram sobretudo na capital pernambucana, que acumula 327 ocorrências.
Em 16 de novembro, um motorista foi esfaqueado ao reagir a um assalto no Centro do Recife. A abordagem no ônibus que fazia a linha Vasco da Gama/Cruz Cabugá aconteceu por volta das 5h30. Havia uma média de 20 a 30 passageiros.
De acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, o motorista estava apenas com o valor de três passagens inteiras e mais R$ 30, usado para passar troco.
Dois criminosos invadiram o ônibus armados com facas. Eles recolheram dinheiro e celulares dos passageiros. O condutor do coletivo entrou em luta corporal com os assaltantes e acabou esfaqueado em uma das mãos.
Enquanto os criminosos fugiram, o motorista foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde, onde precisou receber oito pontos na mão atingida.
Fonte: JC