Raquel Lyra garante que não faz promessas vazias e fala sobre abastecimento de água e saúde em Petrolina

0

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (27), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, falou sobre o balanço do seu primeiro ano de governo. Ela garantiu que todas as suas promessas são feitas em cima de recursos em caixa e que está trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população, inclusive em Petrolina.

Sobre o abastecimento de água, Lyra disse que o problema dos perímetros irrigados que ainda consumiam água bruta é antigo e que a gestão estadual está trabalhando para resolver. “A gente já está fazendo investimentos pela Compesa em Petrolina, de modo que a gente possa estender a nossa atuação para áreas de desenvolvimento do perímetro urbano, cuja infraestrutura da Compesa não conseguiu alcançar”, disse.

Raquel contou que está sendo feito operações da Polícia Civil e da Polícia Militar estão sendo realizadas para coibir o furto de água. “A gente tem feito operações da Policia Civil e Militar para coibir o furto de água aqui na região”.

A governadora também falou sobre a questão da regionalização da saúde e sobre a necessidade de investimentos na rede PEBA. “Não faz mais sentido realmente ter essa divisão. Na verdade essa união dos dois estados no atendimento aqui na divisa. A gente tem discutido muito com o Ministério da Saúde e com a Ebserh é que a Rede PEBA ela precisa de investimentos”, completou.

A governadora destacou que a rede PEBA está sobrecarregada, com pacientes de ambos os estados procurando atendimento. “Só durante o primeiro semestre deste ano, 400 pessoas de atendimento cardiológico foram atendidas no Hospital Mestre Vitalino em Caruaru, vindo da Bahia”, destacou.

Lyra disse que está trabalhando com o Ministério da Saúde e com a EBSERH, que administra o Hospital Universitário de Petrolina, para resolver o problema. “Essas bases da rede PEBA precisam ser recolhidas, precisam ser fortalecidas tanto de um lado de Pernambuco como do outro lado da Bahia”, afirmou.

A governadora também falou sobre a falta de neurocirurgiões no Hospital Universitário. “O problema é grave. A gente está trabalhando para abrir neurocirurgia e a sinalização clara que o governo federal tem dito é que vai resolver o problema com novas contratações”, afirmou.

Lyra destacou que a reestruturação da rede PEBA é uma prioridade para o seu governo. “A gente quer garantir que a população de Petrolina e da região tenha acesso a um atendimento de saúde de qualidade”, destacou.