O Salgueiro não disputará o Campeonato Pernambucano de 2024, por falta de recursos financeiros. A confirmação foi feita pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, ao ge.
Com a desistência do Salgueiro, a vaga no Estadual será ocupada pelo Flamengo de Arcoverde, terceiro colocado da Série A2 de 2023. O Vitória, vice-campeão, também havia informado à FPF que não participaria da competição.
A estreia do Flamengo no Pernambucano será no dia 14 de janeiro, contra o Náutico, nos Aflitos. O restante da tabela, com a inclusão do time de Arcoverde, sofrerá pequenos ajustes.
O Flamengo deve mandar seus jogos no estádio Mendonção, em Belo Jardim.
Salgueiro protocolou carta de desistência antes do prazo
Evandro Carvalho também confirmou que o presidente do Salgueiro, José Guilherme, protocolou uma carta de desistência “de gaveta” no dia 14 de dezembro, um dia antes da data limite para a decisão.
A manobra foi para evitar uma multa de R$ 300 mil e o rebaixamento do clube direto para a Série A3. Nesse caso, o Carcará seria derrotado, em todas as partidas, por W.O.
Impacto da desistência
A desistência do Salgueiro é um impacto negativo para o Campeonato Pernambucano. O clube é um dos mais tradicionais do estado e tem uma torcida apaixonada.
A chegada do Flamengo de Arcoverde, por outro lado, pode ser uma oportunidade para o clube se projetar no cenário estadual. O time é comandado pelo técnico Luciano Veloso, ex-jogador do Sport e do Náutico.
Fonte: GE Petrolina