Como uma folha limpa, o mês de janeiro tem como principal objetivo escrever um novo momento. Isso tem relação com o autocuidado, é importante olhar para si e designar cuidados com o corpo, mente e emoções. O primeiro mês do ano é uma nova oportunidade para construir uma nova história. A Campanha Janeiro Branco alerta sobre os cuidados com as doenças mentais, elas podem ser desenvolvidas por diferentes fatores, como genética, estresse, traumas ou por abuso de substâncias (como álcool e drogas). Em Petrolina, a campanha é trabalhada de forma intensa nas Unidades Básicas de Saúde e também na assistência especializada do município ao longo do ano.
A cidade dispõe de equipes multiprofissionais, a exemplo de psicólogos, psiquiatras, assistência clínica, nutricional, fisioterapêutica e com educadores físicos, que prestam assistência através da Rede de Atenção Psicossocial, que inclui os postos de saúde; os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), que atende crianças de 10 a 18 anos incompletos; e a Unidade de Acolhimento Adulto – (UAA), que atende pessoas a partir dos 18 anos. As duas unidades de Acolhimento são as únicas do Estado que possuem gestão municipal, elas foram implantadas em 2019 e dão suporte aos serviços do CAPS.
Desde que foi instituído, em 2014, a Campanha Janeiro Branco tem buscado intensificar e conscientizar as autoridades, entidades, empresas e pessoas sobre a importância de compreender os cuidados com a saúde mental e como isso deve ser prioritário. O município tem investido no desenvolvimento de ações para auxiliar a população, seja por meio de palestras, oficinas, cursos, workshops, rodas de conversas, caminhadas, corridas, entrevistas com especialistas e outros eventos.