As vazões defluentes das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Xingó serão elevadas para os meses de janeiro e fevereiro de 2024. O anúncio foi feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta terça-feira (9).
De acordo com o ONS, a vazão média diária da UHE Sobradinho será elevada para 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir de 11 de janeiro. O valor deve permanecer neste patamar até nova reavaliação. A medida visa manter o nível de armazenamento no Reservatório de Itaparica.
Já a vazão média diária da UHE Xingó será elevada para 1.300 m³/s nos dias 11, 12 e 13 de janeiro, para a realização da Procissão de Bom Jesus dos Navegantes em Penedo, Alagoas. Nos dias 26 e 27 de janeiro, a vazão será elevada para a realização da Procissão em Propriá, Sergipe. Após as citadas datas, a UHE Xingó voltará a praticar a vazão média diária atual, qual seja, 1.100 m³/s.
O ONS destacou que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores a depender da evolução das chuvas e vazões na Bacia do São Francisco, bem como da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN).