Polícia Federal desarticula grupo criminoso que praticava mineração ilegal na região do Vale do São Francisco

0

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Gameleira com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que praticava mineração ilegal na região do Vale do São Francisco, no interior da Bahia.

As investigações, que duraram cerca de um ano, revelaram que os criminosos, que incluíam garimpeiros locais e estrangeiros, extraíam quartzo verde de uma fazenda em Jaguarari, sem qualquer autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental. O mineral era então exportado para a China, através do Porto de Salvador, em contêineres.

A ação policial, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e da Agência Nacional de Mineração (ANM), resultou na prisão de 20 pessoas, incluindo os proprietários da fazenda, em Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos e Petrolina.

Os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.

A operação

A Operação Gameleira foi deflagrada por volta das 6h desta quarta-feira. Mais de 70 policiais federais cumpriram mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional (INTERPOL) e mandados de busca e apreensão nas propriedades dos investigados e em empresas envolvidas no esquema.

Durante as buscas, os policiais apreenderam grande quantidade de quartzo verde, explosivos, armas e munições.

O quartzo verde

O quartzo verde é uma pedra semipreciosa que é muito utilizada na fabricação de joias e objetos decorativos. A demanda por esse mineral é alta, principalmente na China, onde é considerado um símbolo de sorte e prosperidade.