Fortes ventanias registradas na tarde deste domingo (22) causaram estragos em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nas últimas 3 horas foram registradas 17,42 milímetros de chuva, sendo que apenas na tarde foi registrada essa quantidade.
As rajadas de vento provocaram a queda de árvores, postes de energia elétrica e telhados de casas e estabelecimentos comerciais.
No pátio de eventos onde será realizada a Festa de Janeiro, que acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro, a estrutura foi derrubada. O fechamento e a estrutura de cima foram danificados e algumas barracas foram quebradas.
Em um vídeo publicado no inicio da noite do domingo, o prefeito Ricardo Ramos, lamenta o ocorrido e afirma que estão ainda procurando saber a dimensão dos estragos. Além disso, o inicio da festa que contaria com artistas locais, neste domingo, foi adiada para começar na quarta-feira (24).
Não há registro de feridos.
A Defesa Civil de Ouricuri está avaliando os danos causados pelas ventanias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso meteorológico para a região de Ouricuri, alertando para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes a partir das 10h deste domingo. O aviso é válido até às 23h59 do dia 23 de janeiro.
Segundo o INMET, a chuva pode chegar a 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.