Hospital Universitário de Petrolina apresenta balanço de 2023 e perspectivas para 2024

0

O Hospital Universitário de Petrolina (HU-Univasf) apresentou nesta quarta-feira (24) o balanço de suas atividades em 2023 e as perspectivas para o ano de 2024. Em coletiva de imprensa, o superintendente do HU, Juliano Tolentino, destacou que o hospital atendeu a mais de 82 mil pacientes em 2023, incluindo 38 mil atendimentos na emergência e 4.660 cirurgias realizadas.

Tolentino também ressaltou que o HU é a única referência em neurocirurgia e traumato-ortopedia para uma população de 50 municípios e mais de 2 milhões e 300 mil habitantes, o que representa um grande desafio para a instituição. “Temos uma demanda enorme e um número limitado de profissionais. Por isso, as filas estão enormes, só para ter uma ideia, na segunda-feira passada estávamos com 227 pacientes e sendo que temos 145 leitos. Há diferença entre demanda e oferta. Sendo que o nosso máximo são 145 leitos, chegamos a ter 227 pacientes”. 

Para atender a essa demanda, o HU recebeu um incremento orçamentário de R$ 2,2 milhões por mês do Ministério da Saúde. Com esse recurso, o hospital pretende renovar seu parque tecnológico, comprar novos equipamentos e camas, e realizar reformas e ampliações na infraestrutura física.

Outro desafio enfrentado pelo HU é a falta de anestesistas, que é responsável pela demora na realização de cirurgias. Para resolver esse problema, o hospital pretende contratar novos profissionais ainda em 2024.

“Estamos trabalhando para contratar novos profissionais. Com a chegada desses novos profissionais, nós esperamos ainda mais celeridade ao processo de recepção do paciente e alta, ou seja, ela vai entrar e sair rapidamente, dando vaga para outros pacientes possam acessar o serviço”, contou Tolentino.

O superintendente do HU também anunciou que o hospital está trabalhando em um projeto para a construção de um novo hospital no campus da Univasf. Esse novo hospital deve contar com mais leitos de UTI e outros espaços necessários para atender a demanda da população da região.

“Nós estamos trabalhando com um projeto de construção de outro hospital na nossa lateral, ocupando um terreno que está reservado para o reitor. Ele já garantiu a reserva desse espaço para a construção de um edifício que vai dar esse suporte de ampliação dos leitos de UTI e de outros espaços”, informou. 

Unidade de referência para os 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco – PEBA, formada por seis microrregionais de saúde integrantes da IV Macrorregião de Pernambuco (Salgueiro, Petrolina e Ouricuri) e Macrorregião Norte da Bahia (Paulo Afonso, Juazeiro e Senhor do Bonfim).

Acidentes de trânsito

Um dos destaques do balanço de 2023 foi o número de vítimas de acidentes de transporte terrestre. No total, foram 8.782 vítimas, sendo 6.498 em motocicletas (74%). Em 2022, foram 8.767, um número bem similar ao de 2023. Um aumento de 0,18%.

Destaques do balanço de 2023

  • Atendimento a mais de 82 mil pacientes
  • 38 mil atendimentos na emergência
  • 4.660 cirurgias realizadas
  • Referência em neurocirurgia e traumato-ortopedia para uma população de mais de 2 milhões de habitantes
  • Desafios: falta de profissionais, demanda elevada e demora na realização de cirurgias

Perspectivas para 2024:

  • Instalação do novo tomógrafo e aparelho de Raio X;
  • Aquisição de equipamentos de saúde: mesas cirúrgicas, aparelho de ultrassonografia;
  •  Reforma e ampliação da área de Urgência e Emergência, Bloco Cirúrgico/CME e
  • Laboratório de Análises Clínicas;
  • Novos serviços: Hemodinâmica, leitos de UTI e Anatomia Patológica;
  • Instalação do novo tomógrafo e aparelho de Raio X;
  • Aquisição de equipamentos de saúde: mesas cirúrgicas, aparelho de ultrassonografia;
  • Reforma e ampliação da área de Urgência e Emergência, Bloco Cirúrgico/CME e
  • Laboratório de Análises Clínicas;
  • Novos serviços: Hemodinâmica, leitos de UTI e Anatomia Patológica;