Após a participação da ex-primeira dama de Casa Nova, Joelma Cota e do ex-vereador do município, João Honorato, no Nossa Voz de segunda-feira (22), quando foram feitas diversas críticas à gestão municipal, o prefeito Wilker Torres encaminhou nota em respostas às declarações feitas no programa. Confira a nota na íntegra.
A bem da verdade
Segunda-feira, 22 de julho de 2019, uma cidadã e um cidadão ocuparam os microfones da Rádio Grande Rio FM e ao longo de um dos melhores programas jornalísticos da rádio sanfranciscana desfiaram inverdades, calúnias, distorceram a realidade e, em nome do quanto pior melhor, invocaram testemunhos de pouca ou nenhuma credibilidade perante Casa Nova e nossa gente.
Fizeram mal-uso do tempo que generosamente este programa com grande audiência em todo o território de Casa Nova lhes concedeu, e, em nenhum momento, se dispuseram fazer o que quer que seja em favor de Casa Nova. Ao contrário, assumiram, sem nenhuma vergonha, que querem voltar ao poder que lhes foi, justificadamente, retirado e para isso desqualificam a escolha soberana do Povo.
Leio agora a síntese da entrevista (que vou pedir para responder também), muito bem-feita no blog “Nossa Voz”. Vou me ater a estas aleivosias e foram duas: a ausência do prefeito no Gabinete e a situação da saúde no município.
Cobram a presença do prefeito, ”expediente na prefeitura” um e a “mudança do bairro para o condomínio” a outra. Todos têm conhecimento das dificuldades financeiras de todos os municípios brasileiros. A União concentra recursos, o Estado concentra recursos e aos municípios restam migalhas. O pouco que se consegue é por convênios, emendas parlamentares e programas específicos. Todos demandam projetos e acompanhamento permanente em Brasília e Salvador. Não resta dúvida entre o estar no Gabinete, que tem pessoas qualificadas e autorizadas a resolver as questões do dia a dia ou estar em Brasília e ou Salvador em busca de recursos.
Escolhi servir ao Povo de Casa Nova. No Gabinete, nas comunidades, em Brasília, em Salvador. Por isso, em pouco mais de dois anos de governo, já temos mais 11 equipes de saúde, reformamos e ampliamos o hospital municipal,
Bem. Os dois, inimigos até ontem, mas hoje irmãos siameses, falam da saúde. Casa Nova, de 2013 a 2016, quatro anos para serem esquecidos, ficou em 301º do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano entre os municípios da Bahia, atrás de Remanso, Sobradinho e Curaçá. Só ganha de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. NO IDEB a cada ano o índice baixava. Todos os anos bateu recorde de infestação de Aedes aegypti e o índice de mortalidade infantil pulou de 13 em 2013 para 20 em 2014, 21 em 2015 e 27 em 2016, os anos tristes do reinado da ostentação da primeira dama.
Falam de saúde? Deixaram o Hospital Municipal ser fechado pela vigilância sanitária e para atender a quase 9.700 quilômetros existiam 8 equipes de saúde da família. Era uma piada de mau gosto com a população.
A diferença nestes dois anos é gritante. Recuperamos 02 postos de saúde, cobrimos 94 por cento da área territorial de Casa Nova e vamos alcançar os 100%. Mas, não é só atender. É cuidar. O Programa Mais saúde para a Mulher e o Homem do Interior leva ultrassonografias, exames laboratoriais e exames da próstata às mais distantes localidades do município.
Os índices são outros hoje. 13 é o número para mortalidade infantil ano passado e vamos reduzir mais. O IDEB deu um salto e superou as estimativas. Casa Nova figurou entre as cidades que mais geraram emprego no Nordeste em 2018.
Para eles, que só saem às ruas para pedir voto enganando os mais incautos, um convite: O Hospital está aberto, funcionando, com sala de parto, sala vermelha, raio x funcionando, médicos, um cirurgião para pequenas cirurgias, dois ortopedistas, ginecologista, pediatra, plantonistas e uma equipe elogiada por todos e prateleiras repletas de medicamentos. Visitem. Tem mais, visível nas ruas e comunidades: Novas ambulâncias e 4 carros novos adquiridos para as equipes de saúde.
Há mais o que falar e o que mostrar. A recuperação das estradas vicinais, barreiros e barragens em todo o interior, calçamento, iluminação e urbanização nos principais distritos; a não interrupção do fornecimento de água às comunidades que mais precisam; os 39 quilômetros de asfalto de acesso a Pau a Pique; calçamento e saneamento de ruas na sede; a entrada de Santana do Sobrado e o Colégio. Multiplicamos por dois a quantidade de água fornecida à população. Água em quantidade e de qualidade.
Respeito aos recursos públicos leva ao reconhecimento da população e por isso nossos candidatos receberam a maior votação já registrada na história de Casa Nova.
E como trabalho continua, vamos repetir este feito em 2020 e os vereadores alinhados com a vontade da população de Casa Nova, serão os mais votados para desespero de quem não fez quando pode e não vai mais ter oportunidade de enganar.
Meus agradecimentos,
Wilker Torres
Prefeito de Casa Nova