Uma novidade pode complicar ainda mais a vida dos condutores de veículos infratores que costuram combinar álcool e direção. Novos aparelhos de detecção de alcoolemia, os chamados bafômetros, foram distribuídos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os chamados “bafômetros passivos” detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho. “O aparelho facilita bastante o nosso trabalho por questão de agilidade porque o motorista não precisa descer do carro. Na aproximação da cabine do veículo você consegue fazer a detecção da presença de álcool. Ele tem uma sensibilidade bem grande e ganha nessa agilidade”, explicou o porta-voz da PRF-RJ, José Hélio Macedo a reportagem da Agência Brasil.
O bafômetro passivo apenas indica o consumo de álcool, mas não mede a quantidade no organismo da pessoa, o que é necessário para a aplicação da multa. Por isso, em caso de positivo, será preciso fazer o teste à moda antiga.
Por enquanto a novidade deve ser utilizada somente no estado do Rio de Janeiro, que adquiriu os aparelhos. No entanto, nada impede que os demais estados, como Pernambuco e Bahia, optem pelo bafômetro passivo para otimizar o trabalho da PRF.