No programa “Nossa Voz” da Rádio Grande Rio FM, o Gerente de Manutenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Canais (Dnic), Alisson Souza, trouxe informações sobre o cronograma de manutenção do sistema e possíveis interrupções no abastecimento para os moradores da região.
Alisson Souza iniciou destacando a importância do alerta para os moradores sobre as ações planejadas para o sistema em 2024. Ele ressaltou que o Dnic realiza inspeções periódicas em toda a malha, abrangendo cerca de 160 km de canais e estações de bombeamento, com base nas inspeções e nas condições observadas, eles elaboram um cronograma para o ano seguinte, priorizando os pontos críticos.
“Por questões climáticas, obviamente no primeiro semestre nós sabemos que as temperaturas na nossa região elas são mais baixas, nós atuamos na correção e na prevenção desses pontos mais importantes de serem atendidos”.
Enfatizando a preocupação com a segurança e o uso adequado dos canais, ele explicou que o DINC tem feito ações de orientações. “No dia a dia com a participação da Vara da Infância, principalmente em relação a banho nos canais, sabemos que é uma pratica que ela deve ser combatida. A gente tem que agir preventivamente de modo que a gente não venha sofrer perdas, principalmente da nossa população. Então, é importante que a gente reforce a necessidade e a responsabilidade dos pais das crianças. A gente tem que conscientizar nossa população que o canal é exclusivo para destinação de irrigação. Os motoristas tem que ter essa consciência, principalmente nos períodos chuvosos que as estradas ficam mais escorregadias. Então, é estabelecer e manter os limites de velocidade de maneira que não coloquem em risco a sua integridade e do canal, porque um carro que cai no canal pode trazer impactos incalculáveis ao nosso sistema. É um impacto não somente para quela pessoa que está sofrendo, mas a todos os usuários que dependem dessa água para irrigação”.
Sobre a equipe de manutenção e monitoramento, Alisson explicou que as atividades são periódicas, com inspeções já em andamento para o ano de 2025, visando identificar os pontos que necessitam de intervenção.
“A gente vai fazer nesta parada deste mês tanto manutenção no canal, a gente vai fazer também substituição de redes. Nós temos uma rede que também já é um pouco antiga e ao longo do tempo vem apresentando os problemas de vazamentos. Na substituição será para reduzir o impacto ao nosso usuário, além de também outras manutenções nas estações de bombeamentos tem equipamentos que precisam serem revitalizados substituídos e a gente aproveita esse momento de parada das estações para agir, então a média aí são de três dias da falta do abastecimento, tem mais ou menos isso três dias as atividades, elas são executadas propriamente dito na sexta, no sábado e no domingo.”, explicou Alisson, detalhando as ações de manutenção planejadas.
Especificamente sobre as interrupções no abastecimento, Alisson anunciou uma interrupção parcial no sistema em determinadas áreas, explicando que essa medida é necessária para realizar manutenções nos canais e substituição de redes antigas.
“A partir de hoje à noite deixaram de funcionar as estações de bombeamento dos núcleos N1, N2, N6, N7, N8, N10 e N11, e amanhã também entrarão as estações do Maria Teresa”, alertou Alisson.
Ele encerrou a entrevista reforçando a disponibilidade de informações através do site do Dnic e dos canais de atendimento ao produtor e qualidade, visando esclarecer dúvidas da população sobre as ações de manutenção em andamento.
“Qualquer dúvida também o Dnic disponibiliza algum canal para estar esclarecendo ali a população nós temos sempre lá o nosso site que ele tem todas as informações disponíveis. Principalmente quando é parada de manutenção. Lá também tem todos os contatos do nosso sistema de atendimento ao produtor e nossas redes sociais também estão todos lá no nosso site. “, concluiu Alisson.