A Prefeitura de Petrolina montou uma força-tarefa com diversas secretarias do município para amenizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Em termos de volume de chuva, é considerado o maior dos últimos 20 anos.
As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do Serviço Especializado em Abordagem Social, estão atuando em parceria com a Defesa Civil, visitando os lugares que foram mais atingidos com alagamentos. Até o momento 14 comunidades foram visitadas, 102 famílias estão sendo acompanhadas e 89 lonas foram distribuídas nas ocupações.
Por questões de segurança, 78 famílias foram desalojadas e encaminhadas para casas de parentes e amigos. 10 famílias ficaram desabrigadas, entre elas, 13 pessoas foram acolhidas no Abrigo Municipal. Estão sendo disponibilizados colchões, travesseiros, cobertores, alimentação, material de limpeza e de higiene, além de assistentes sociais e psicólogos para realizar a triagem, fazer os encaminhamentos necessários e o acolhimento.
Abrigo Emergencial:
Caso seja necessário, um segundo abrigo emergencial já foi preparado para acolher possíveis desabrigados. Será o Centro de Convivência do Idoso CCI MIMI CRUZ, localizado na Avenida da Mirra, Nº 490, Jardim Amazonas.
As famílias que precisarem de alojamento podem entrar em contato com a equipe da Defesa Civil, que pode ser acionada pelos telefones: 153 ou (87) 99132-9568 (WhatsApp).