Na sessão da Câmara Municipal de Petrolina nesta terça-feira (27), o vereador Ronaldo Silva (PSDB) dedicou grande parte do seu tempo a cobrar da Prefeitura de Petrolina maior transparência na execução das obras de recapeamento asfáltico na cidade. Em um discurso inflamado, o parlamentar questionou a qualidade dos serviços prestados pela empresa Liga Engenharia Ltda., vencedora de vários contratos de pavimentação na cidade.
“Petrolina quer qualidade, não quantidade”, frisou Ronaldo Silva em diversos momentos de sua fala ao falar sobre as obras de recapeamento que estão ocorrendo na cidade.
Ele ressaltou que “A empresa Liga Engenharia ganhou vários e vários contratos de pavimentações da nossa cidade, então nada mais justo do que esta Casa [a Câmara Municipal] aprovar este requerimento pedindo essas informações ao prefeito e ao secretário de infraestrutura”.
O vereador apresentou um requerimento solicitando cópias de diversos documentos relacionados à licitação e aos pagamentos realizados à empresa. Entre os documentos solicitados estão:
- Edital da Concorrência Nacional 002/2020;
- Avisos de licitação;
- Documentos de habilitação da empresa vencedora;
- Proposta da empresa vencedora;
- Contratos 283/2020 e 284/2020;
- Aditivos aos contratos;
- Publicações dos contratos e aditivos;
- Notas fiscais dos serviços prestados;
- Notas de liquidação;
- Portaria que designa o servidor e o gestor do contrato;
- Boletim de medição de cada nota fiscal paga.
Ronaldo Silva justificou o seu requerimento afirmando que há indícios de que a qualidade do serviço prestado pela Liga Engenharia não esteja de acordo com o contrato firmado. Ele citou como exemplo o recapeamento de ruas no bairro Gercino Coelho, que, segundo ele, já apresenta sinais de desgaste.
“Vamos ver o que essa empresa fez aqui em Petrolina. Precisamos fiscalizar mais ainda”, disse o vereador.
O vereador ressaltou que essa falta de transparência não será permitida no município. “Nós temos aqui uma comissão de obras que não funciona há tanto tempo. Várias vias, várias avenidas desta cidade foram inauguradas, feitas festas, e tá se acabando, tá se acabando. Então preciso que essa empresa possa fazer imediatamente aqui porque tem um contrato que ela tem que cumprir. A qualidade do serviço que está sendo feito em Petrolina não é boa. Petrolina não aceita quantidade, Petrolina aceita obra de qualidade e respeitando o dinheiro do povo da nossa cidade.”