A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou, nesta segunda-feira (11), o mutirão de combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti na zona urbana do município. Os agentes de endemias estiveram no bairro Argemiro fazendo visitas em imóveis residenciais e comerciais.
“A ação faz parte do nosso plano de ação para combate à dengue. Além das inspeções dos nossos agentes de endemias, contamos com o apoio dos estudantes da rede municipal que nos ajudaram com o trabalho de conscientização distribuindo folhetos e orientando a população. Precisamos desse esforço em conjunto para manter os índices de contaminação baixo”, disse a superintendente de Atenção Básica de Saúde, Pollyanna Evangelista.
Em Juazeiro, foram registradas, até o momento, 353 notificações de casos suspeitos de dengue. Destas, 20 casos foram confirmados, 112 descartados e 221 estão aguardando o resultado. Também foram identificados cinco óbitos suspeitos, destes um já foi descartado e quatro permanecem em investigação pela Câmara Técnica do Estado da Bahia.
Cuidados para prevenir a reprodução do mosquito
A população precisa estar atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. É necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.
Dengue Zap
O Núcleo de Endemias disponibiliza o Dengue Zap para que a população possa colaborar com identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
O ‘Dengue Zap’ está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número: (74) 99945 – 5371. (Ascom PMJ)