Secretária de Defesa Social de Pernambuco discute medidas de segurança em Petrolina

0

A Secretária Executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira, está em Petrolina para uma reunião estratégica que será realizada nesta sexta-feira (15). O encontro contará com a participação das forças de segurança da Bahia, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e dos secretários municipais de Segurança Pública de Petrolina e Juazeiro. O objetivo principal é debater a implementação de ações para combater a criminalidade na região fronteiriça entre os estados de Pernambuco e Bahia.

Em entrevista ao programa Nossa Voz, ela comentou sobre a intenção dessa reunião.  

“O Juntos pela Segurança tem como fundamento a integração em todos os níveis, desde internamente na SDS. Todas as operativas hoje trabalham com integração. Qualquer planejamento na mesa envolve todas as operativas, como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além de nossas unidades de polícia científica. A integração com os municípios, inclusive Petrolina, e com outros estados é fundamental, considerando o fluxo de pessoas entre Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco, que naturalmente acarreta em um fluxo de criminosos. Não podemos perder informações, pois às vezes um criminoso que atua em Juazeiro se transfere para Petrolina e vice-versa”, declarou a secretária durante a entrevista.

Ela destacou ainda a importância da parceria estabelecida, mencionando uma redução nos índices criminais como resultado dessa colaboração. “Essas reuniões vão acontecer pelo menos a cada dois meses, e temos várias frentes de atuação, desde a definição de alvos prioritários até o compartilhamento de informações e operações integradas”, acrescentou Oliveira.

Além da integração com a Bahia, a secretária ressaltou um investimento significativo na região do Sertão, prevendo mais de 38 milhões de reais em investimentos, que incluem requalificações de batalhões e delegacias, construção de novas unidades e estabelecimento de protocolos de ação integrados.

Sobre a instalação de uma delegacia da Polícia Federal em Petrolina, Oliveira enfatizou: “Possivelmente com atuação interestadual e até internacional, precisamos sim da atuação da Polícia Federal. Não estamos nos eximindo de investigar, pelo contrário. Efetivamente, a realização de um concurso público é um dos investimentos prioritários que estamos considerando.”

Ela destacou os desafios enfrentados, incluindo o processo de realização de concursos públicos, que demandam tempo e planejamento. “Os concursos públicos são um processo que leva tempo, desde a fase de licitação até a formação dos novos agentes. No entanto, estamos avançando com determinação nesse sentido”, explicou a secretária.

A secretária ressaltou a frase da governadora que reflete a complexidade dos desafios enfrentados: “Não há resposta fácil para problema difícil”. No entanto, enfatizou que as ações implementadas no âmbito do programa “Juntos pela Segurança” terão um impacto positivo na segurança de Petrolina e região.

“Embora as melhorias possam não ocorrer imediatamente, já estamos observando uma redução nos índices criminais. Dos 12 homicídios registrados este ano, 11 já tiveram autoria identificada, um índice de resolução que poucos estados podem igualar”, destacou Oliveira.

Sobre o monitor da violência 

Ela também abordou a preocupação com os altos índices de violência em Pernambuco, citando dados do Monitor da Violência que indicam a segunda maior taxa de assassinatos por 100 mil habitantes no país em 2023. No entanto, Oliveira expressou confiança de que os esforços em curso irão melhorar a situação.

“O programa ‘Juntos pela Segurança’ tem como foco principal a redução das mortes violentas intencionais e dos crimes contra o patrimônio, incluindo a violência contra a mulher. Estamos lançando editais para construção de novos batalhões e requalificação de unidades já existentes, além de investimentos em atendimento especializado às mulheres”, concluiu a secretária.

Os esforços do governo estadual visam não apenas enfrentar os desafios imediatos da segurança pública, mas também garantir uma abordagem abrangente e sustentável para a proteção dos cidadãos pernambucanos.

Além disso, destacou a importância das medidas em curso para combater a violência contra mulheres e crianças no estado. Oliveira enfatizou que embora os resultados possam levar tempo para se refletirem completamente, os esforços estão sendo intensificados para garantir a segurança de todos os cidadãos pernambucanos.

“Estamos implementando uma série de ações focadas na proteção da mulher e da criança vítimas de violência. Conscientes de que as mudanças demandam tempo, estamos avançando com determinação, trabalhando incansavelmente para devolver a segurança à população pernambucana, especialmente no Sertão”, afirmou Oliveira.

Oliveira ressaltou o compromisso do governo estadual em combater a violência contra mulheres, destacando a importância do plano de ação em fase final de elaboração. “A governadora tem sido incisiva nas reuniões de monitoramento, cobrando resultados e garantindo que as ações sejam efetivas. Estamos trabalhando em um plano abrangente que inclui a instituição de novos núcleos de atendimento à mulher, salas lilás e capacitação para um atendimento mais humanizado”, acrescentou.

Também, a secretária mencionou a retomada do programa de vídeo monitoramento, enfatizando a necessidade de modernização e ampliação do sistema para garantir uma cobertura mais abrangente em todo o estado. “Estamos avançando com a retomada do programa de vídeo monitoramento, priorizando a eficácia e a legalidade. Este é um passo importante para fortalecer a segurança pública em Pernambuco”, concluiu Oliveira.