Homem com graves queimaduras é levado em carroceria de Strada e morre antes de receber atendimento

0

Um homem com graves queimaduras teve que ser transportado na carroceria de uma caminhonete Strada até o Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia, na segunda-feira (18). Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de receber atendimento médico.

Segundo familiares da vítima, ele sofreu queimaduras em sua casa. O caso aconteceu no povoado de Simpatia, próximo à Cristália, na zona rural de Petrolina. 

A prima do homem acionou o SAMU de Petrolina, mas foi informada que não havia macas disponíveis nas ambulâncias. Sem outra opção de transporte adequado, a vítima foi levada para o hospital na carroceria da caminhonete.

A cena chamou a atenção de quem passava pela BR 428 – Avenida Sete de Setembro.

Secretaria de Saúde se pronuncia

Em nota, a Secretaria de Saúde de Petrolina informou que possui cinco ambulâncias e 32 macas. No entanto, devido à superlotação dos hospitais da região, as macas do SAMU ficam retidas nas unidades de saúde, servindo como leitos para pacientes.

A secretaria disse ainda que mantém diálogo com os hospitais para acelerar a liberação das macas e que acompanha diariamente o andamento do serviço.

Hospital Universitário também se manifesta

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) esclareceu que, por ser um hospital de porta aberta que recebe casos de urgência e emergência com frequência, possui um fluxo definido com o SAMU para a retenção de macas. A utilização das macas é necessária até a admissão segura do paciente.

O HU-Univasf destacou que, na segunda-feira (18), quatro macas do SAMU de Petrolina e três macas do SAMU de Juazeiro foram utilizadas para a entrada de pacientes. O hospital disse que busca dar agilidade na liberação das macas, mas que isso depende de vários fatores, como a disponibilidade de leitos, a complexidade dos casos e a necessidade de exames e procedimentos.

Falta de resposta do Hospital Regional

A equipe de reportagem procurou o Hospital Regional de Juazeiro para obter mais informações sobre o caso, mas não obteve resposta até o momento.