A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, tem criado estratégias para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além das ações já desenvolvidas pelos Agentes de Combate às Endemias, agora os Agentes Comunitários de Saúde estão sendo treinados pela equipe da Vigilância Epidemiológica para terem maior conhecimento para identificação de casos suspeitos da doença. Esses profissionais nos domicílios e têm papel importante na identificação dos casos e orientação de cuidados as pessoas. A partir desse treinamento, cerca de 600 profissionais estarão mais capacitados para atuar na cidade levando informações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e orientar as pessoas suspeitas pela doença.
No boletim epidemiológico dessa segunda-feira (18), Petrolina tem 853 notificações para dengue, destes, quatro casos confirmados e 123 descartados. Para Chikungunya os números indicam 103 notificações, 19 descartados e nenhum caso confirmado. Para Zika são 16 notificações, dois casos descartados e nenhuma confirmação. A Secretaria de Saúde ressalta a importância das pessoas procurarem a Unidade Básica de Saúde diante da presença de sintomas da doença, e todos os casos suspeitos devem ser notificados nas Unidades, pois são informações essenciais para ações estratégicas que irão evitar o adoecimento de outras pessoas na área.
A população pode denunciar focos do mosquito Aedes através do WhatsApp do Informa Petrolina (87) 98124 4955. É preciso responder a um breve questionário e, a partir disso, vídeos, fotos, localização, áudio e mensagens de texto podem ser encaminhadas, o contato é um canal direto com a Secretaria de Saúde de Petrolina.
Ações de combate as arboviroses:
Petrolina tem intensificais o trabalho de combate às arboviroses e atuado de diferentes formas para preservar a saúde da população. O município montou ações como Dia D de combate ao mosquito com mobilização na cidade e chamamento a população para vistorias nos quintais; Divulgação de um canal direto com a Secretaria de Saúde, através do WhatsApp do informa para denúncias de dengue; foi criado ainda o Comitê Técnico Emergencial de Combate às Arboviroses que reúne outros órgãos do município e instituições; Visita dos Agentes de Combate às Endemias nos domicílios; O trabalho de bloqueio com inseticidas e até aplicação de larvicidas em áreas com casos notificados; Divulgação dos boletins epidemiológicos no Portal da Transparência; Treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde para qualificação do cuidado as pessoas nos domicílio, entre outras ações que objetivam a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
____
Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde