No mês de março, a equipe do setor de exames de imagens (Bioimagem) da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) participou de um treinamento essencial para a manutenção adequada dos aparelhos endoscópicos.
A empresa terceirizada de engenharia clínica conduziu uma revisão minuciosa de todo o processo de lavagem e desinfecção dos aparelhos, que teve como público alvo a equipe técnica de enfermagem.
Durante o treinamento, foram realizados testes rigorosos para garantir que os procedimentos de limpeza e desinfecção possam atender aos padrões necessários. A importância de seguir o passo a passo foi enfatizada, visando a segurança dos pacientes.
Os endoscópios utilizados para procedimentos de endoscopia alta e baixa (colonoscopia) são fundamentais para o diagnóstico e tratamento de diversas condições médicas.
“A desinfecção adequada contribui para a prevenção de infecções, contaminação e para a manutenção da qualidade dos exames endoscópicos. Então, são benefícios que chegam direto no paciente”, ressalta a enfermeira gerente da Bioimagem, Paloma Almeida.
A educação continuada é um dos pilares da UPAE Petrolina. “O treinamento em serviço já faz parte da nossa rotina e é de extrema importância para aprimorar os cuidados prestados aos pacientes e manter os padrões de qualidade da Unidade”, finaliza a líder do setor.
Fonte: Agência Brasil