Nesta quarta-feira (31), uma Conferência de Assistência Social será realizada em Ouricuri para discutir políticas públicas para o setor. O evento será no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião, a partir das 8h.
De acordo com o tema “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, falta recurso para investir em políticas de ação social, por isso o município não consegue colocar em prática projetos de fortalecimento.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Efigênia Almeida, o município não está recebendo novos recursos e o valor que chega ainda é o mesmo de 2012. “As políticas estão recebendo os mesmos recursos, alguns atrasados, ainda receberam a parcela 11 de 2018, parcelas demoram dois a três meses para chegar, isso fragiliza muito. Ainda não fechamos nenhum projeto, os CRAS estão funcionando, o CREA está aberto, o Criança Feliz está aberto, mas teve município que já fechou, porque não está dando conta e já demitiu pessoas. O dinheiro que vem só dar para pagar salário e manter aberto. O restante, o município tem arcado com recursos próprios, os recursos a cada dia estão mais escassos”, relatou Efigênia, destacando que os governos estadual e federal não demonstram desejo de fortalecer esse tipo de política pública.