Através do seu perfil no Instagram, o prefeito de Petrolina, Simão Durando ratificou, na manhã de hoje (04), as ações realizadas na cidade para tentar conter os prejuízos causados pelas chuvas que assolam o município. Segundo o gestor, em algumas localidades o volume pluviométrico superou 120 mm.
“Somando essa chuva ao que já caiu na cidade desde janeiro, ultrapassamos toda a média anual. É o maior volume de chuva em décadas. E mais grave ainda é que tudo isso ocorreu em pouco espaço de tempo, sem interrupções. Esse grande volume tem gerado transtornos em muitos pontos da cidade”.
Diante disso, o prefeito decidiu, após reunião com integrantes do Comitê de Enfrentamento aos Transtornos na sede da prefeitura, decretar situação de emergência na cidade. “Esse decreto nos permite buscar mais recursos para realizarmos ações fundamentais em resposta ao momento que a nossa cidade enfrenta. Seguiremos trabalhando incansavelmente, dia e noite, com todas as nossas frentes, para solucionar os problemas gerados por essa chuva histórica”, destacou.
Após a reunião de balanço, Simão Durando visitou diversas comunidades mais afetadas pelo temporal como o Jatobá, Henrique Leite, Avenida dos Tropeiros e Cosme e Damião, entre outros. O gestor determinou, desde as primeiras horas da manhã, mobilização máxima, com mais de 200 profissionais e diversas máquinas realizando serviços de manutenção de ruas, drenagem de pontos críticos de alagamentos e acolhimento social. De acordo com a APAC, Petrolina foi a cidade com maior intensidade de chuva no estado.