Diante da recente crise humanitária provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a Prefeitura, através do programa de voluntariado Transforma Petrolina, iniciou uma campanha para arrecadar doações destinadas às vítimas que enfrentam dificuldades decorrentes dos desastres registrados em vários municípios. De acordo com o levantamento oficial da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o estado registra quase 100 mortes, mais de 156 mil pessoas desalojadas e cerca de 48,2 mil pessoas estão temporariamente em abrigos.
A população petrolinense pode doar: alimentos não perecíveis; água potável lacrada; colchão; travesseiro; absorvente; produtos de higiene pessoal; fralda geriátrica e infantil; roupas em bom estado; cobertores e ração para gatos e cachorros. Em virtude da logística de transporte, não podem ser doados produtos de limpeza que contenham alvejante ou corrosivo, produtos inflamáveis com álcool 70%, óleo de cozinha, botijão de gás, lamparinas e velas.
A iniciativa do programa de voluntariado arrecada as doações das 8h às 17h. A população pode levar os donativos na sede do Transforma Petrolina, localizada no Parque Josepha Coelho, ou na sede da Prefeitura de Petrolina. A campanha segue até o dia 17 de maio. Todos os donativos arrecadados serão entregues no Aeroporto Senador Nilo Coelho, e encaminhados aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, é muito importante que o Brasil esteja unido para ajudar os atingidos. “Os petrolinenses são solidários e tenho certeza que juntos faremos nossa parte em prol de tantas famílias”, afirma.