Iniciativa tem foco nos editais de fomento à cultura e já passou por Arcoverde-PE
Agentes culturais petrolinenses estão participando de um Laboratório de Formação inédito na cidade. O projeto NUVEM – Incubadora e Laboratório de Formação Itinerante esteve em Arcoverde na sua primeira edição e agora chega em terras ribeirinhas. Durante o curso, também serão realizadas lives abertas ao público com especialistas da área da cultura. Tudo é gratuito.Até o dia 07 de junho, os participantes vivenciarão uma imersão de 75 horas de duração, com foco na formação técnica na área de produção executiva e desenvolvimento de projetos. Os encontros são presenciais e também virtuais, mediados por uma ampla equipe multidisciplinar composta por Bruna Tavares, Caio Dornelas, Carol Vergolino, Dani França, Djaelton Quirino, Graci Guarani, Mannu Costa, Marco Bonachela, Pollyanna Melo e Tarsila Tavares, agentes culturais atuantes em Pernambuco.Dividido em duas etapas, o laboratório intercala aulas expositivas presenciais, rodas de diálogo e lives virtuais. As lives serão realizadas nos dias 14, 15, 20, 23 e 31 de maio, sempre à noite, no canal do Youtube do projeto (NUVEM). As transmissões serão todas abertas ao público em geral, e não somente para os inscritos no curso. A programação será divulgada no instagram do projeto.Os temas das lives irão passear por discussões acerca de temas variados e pertinentes para quem deseja concorrer a editais com projetos culturais, como: novo decreto de fomento à cultura, Marco da Cultura, Lei Paulo Gustavo e PNAB; o imaginário e produção cultural de nossos povos indígenas originários; Acessibilidade Cultural às pessoas com deficiência em projetos culturais; o funcionamento orçamentário do próprio Funcultura (dentro do Governo do Estado).
O laboratório de formação em si promoverá um exercício prático de construção de projetos. A primeira etapa será realizada de 13 a 23 de maio, na Casa do Saber, em Petrolina, e tem como tema “Políticas de Fomento e Metodologia de Elaboração de Projetos Culturais”. O curso apresenta uma abordagem sobre a evolução histórica das políticas de fomento à cultura no Brasil e em Pernambuco, além de aprofundar-se em metodologias de elaboração de projetos, utilizando como objetos práticos de análise o Funcultura Geral e o Funcultura Audiovisual: seus editais, resoluções e formulários mais recentes.
Já a segunda etapa será realizada de 24 de maio a 07 de junho (local a definir) e terá como tema “Produção Executiva e Elaboração de Projetos Culturais”. O curso oferece uma formação mais técnica e prática, com acesso via processo seletivo, tendo como pré-requisito a participação na etapa 1. Nele compreende-se o cotidiano do departamento de Produção Executiva – sobretudo nas etapas de tramitação, controle e prestações de contas – culminando com exercícios práticos de elaboração de projetos culturais partindo das propostas selecionadas na INCUBADORA NUVEM, monitorados por consultores com ampla experiência na área.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mailnuvem.lab.incubadora@gmail.com ou do perfil no instagram @nuvem.lab.incubadora. NUVEM – Incubadora e Laboratório de Formação Itinerante tem incentivo do Funcultura através da Secult/PE Fundarpe e Governo do Estado de Pernambuco.