A Polícia Federal, em conjunto com outras forças de segurança, deflagrou a Operação Terra Livre III entre os dias 2 e 14 de maio, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no norte da Bahia. A ação resultou na erradicação de cerca de 278 mil pés da droga e na prisão de cinco pessoas em flagrante.
A Operação Terra Livre III contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Grupamento Aéreo de Resgate (GRAER), Companhias de Policiamento Especializado (CIPE-CAATINGA e CIPE-SEMI ÁRIDO), 54º Batalhão de Infantaria Motorizada (54º CIPM) e 9º Batalhão de Bombeiros Militares (9º BBM).
Desde janeiro de 2024, as equipes já haviam localizado e destruído 19 plantações de maconha na região, totalizando 17 mil mudas erradicadas. As ações aconteceram nos municípios de Abaré, Andorinha, Cabrobó (PE), Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, João Dourado, Sento Sé e Xique-Xique.
A Polícia Federal monitora de perto o ciclo produtivo da cannabis, intensificando as ações nos períodos próximos à colheita para evitar a finalização do cultivo e a distribuição da droga. Essa estratégia tem impactado diretamente na oferta de maconha no mercado consumidor, desabastecendo os pontos de venda e contribuindo para a redução da violência associada ao tráfico.
Com informações da Polícia Federal