A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue desenvolvendo ações do EJAforma+, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A iniciativa é realizada de forma totalmente acessível e gratuita com o objetivo de inovar a educação e ampliar as oportunidades para a entrada dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal no mercado de trabalho. A primeira turma de formandos conta com cerca de 25 estudantes das Escolas Municipais Professora Terezinha Ferreira Oliveira e Ludgero de Sousa Costa. O EJAForma+ é uma iniciativa que integra o ensino profissional à matriz curricular do Ensino Fundamental
As atividades iniciaram no mês de março e nesta quinta-feira (16) os alunos vinculados ao EJAforma+ participaram de mais um dia da rotina pedagógica profissionalizante e compartilharam o sentimento de poder voltar à sala de aula e ainda garantir a qualificação no curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.
“Essa é uma oportunidade de capacitação e transformação na vida da gente que quer ingressar na sala de aula e no mercado de trabalho com idade já avançada. Eu tenho 58 anos e nessa experiência tenho convivido e aprendido com pessoas mais jovens e velhas, e isso tem me ensinado a ter relações de respeito e cooperação entre todos, o que nos ajuda a não desistir e seguir servindo de incentivo para outras pessoas. Então eu sou muito grato pela oportunidade de estudar no Senai, através da Prefeitura de Juazeiro. Eu parabenizo a prefeita Suzana Ramos por levar mais oportunidades e incentivar os alunos a não desistirem dos seus sonhos”, compartilhou Domingos Sérgio de Souza, estudante da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Senai, Jamile da Silva Rodrigues, a consolidação da parceria entre gestão municipal e Senai tem apresentado ótimos resultados. “Essa parceria entre a Prefeitura de Juazeiro e Senai tem dado muito certo. O EJAForma+ no curso de eletricista predial de baixa tensão acontece às terças, quartas e quintas-feiras. Nas segundas e sextas-feiras os alunos ficam na escola. Aqui no Senai eles têm aprendido sobre educação e comunicação empreendedora, habilidades relacionadas a cálculo, entre diversos outros conhecimentos que têm fortalecido e motivado os alunos, que têm se empenhado bastante. A gente espera que outras turmas possam vir e que outros alunos se sintam convidados para estarem aqui”, explicou Jamile.
— Ascom Seduc/ PMJ