Após a definição do local provisório para a instalação das barracas de fogos, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), iniciou nesta quarta-feira (22) a limpeza do terreno, conforme definido em reunião com representantes do município e dos barraqueiros. Paralelamente à limpeza, a Semaurb está realizando o ordenamento do local.
O terreno, que contará com nove barracas, está localizado na Avenida Irmã Dulce, 45, Jardim São Paulo, próximo à Câmara de Vereadores, seguindo as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros. O local é uma solução provisória que deve permanecer por um período de 90 dias. Os barraqueiros irão atuar durante as festividades juninas logo após a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre Ministério Público e Corpo de Bombeiros, que garante que a ocupação será temporária.
Além da limpeza do terreno, a Sesp irá instalar dois refletores para garantir a segurança e visibilidade do local. O secretário de Serviços Públicos, Valdício Pinheiro, enfatizou a importância dessas ações. “Estamos cumprindo o compromisso firmado em reunião, garantindo que o terreno esteja limpo e bem iluminado para a segurança de todos. Essa é uma atividade comercial importante nessa época do ano, uma oportunidade para os barraqueiros conquistarem uma renda extra e a gestão faz questão de contribuir para que esse atividade seja fortalecida”, afirmou o secretário.
Cada barraca deverá atender às medidas mínimas de segurança exigidas, incluindo a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que certifica que a edificação está apta a funcionar. Foi exigido que as estruturas das barracas obedecessem a uma distância mínima de seis metros entre si, além de estarem afastadas 100 metros de postos de combustíveis, escolas e repartições públicas.
A intervenção das barracas às margens da BR-235, entre os bairros Piranga e João XXIII, em Juazeiro, partiu do Ministério Público (MPBA) e do Corpo de Bombeiros, que apontaram violações de segurança, incluindo a proximidade a postos de combustíveis, espaços públicos e escolas, além de questões estruturais. O funcionamento das barracas se dárá logo após a autorização de transporte dos fogos de um local para o outro e vistoria do local pelos bombeiros.
Sesp/Semaubr