Hoje, as ruas da cidade ganham um colorido especial e um clima de devoção toma conta do ar. É um dia marcante para os católicos, pois celebram o feriado de Corpus Christi, uma das festas mais importantes do calendário religioso. As preparações já estão em pleno vapor, com missas, bênçãos e a tradicional confecção dos tapetes que adornarão o caminho da procissão.
Para entender melhor o significado por trás dessa celebração, conversamos com o Padre Lucas Silva, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Ele destaca que Corpus Christi é o dia em que a Igreja solenemente comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, acreditando que na hóstia consagrada está verdadeiramente presente o corpo e o sangue de Jesus Cristo.
“Hoje é um dia muito importante para nós, a festa de Corpus Christi não é apenas uma celebração comum. É o dia em que a igreja solenemente comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas da nossa cidade. Nessa festa, nessa solenidade, a igreja celebra o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Nós somos verdadeiramente alimentados por Ele mesmo, por Nosso Senhor Jesus Cristo, porque nós cremos que na Eucaristia está verdadeiramente o corpo e o sangue do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Então, esse é o significado da solenidade de Corpus Christi.”
O padre ressalta ainda que a festa de Corpus Christi é uma ocasião única no ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas, simbolizando a importância desse mistério central da fé católica. Os tapetes coloridos, feitos com devoção e fé, são um reflexo da veneração que os fiéis têm pela Eucaristia, destacando o caminho por onde o Senhor passará.
“Os tapetes confeccionados são um sinal de respeito, de adoração, de veneração para com a Santíssima Eucaristia, que é o mistério central da fé católica. Mais tarde, veremos apenas o padre passar com o ostensório, que porta a Santíssima Eucaristia, para dizer que ali só nosso Senhor está passando. É um sinal de respeito, de adoração, de veneração para com a Santíssima Eucaristia.”
Os horários das celebrações na Catedral incluem missas, exposição do Santíssimo Sacramento e confissões, culminando com a Santa Missa presidida pelo administrador apostólico, Dom Francisco Canindé Palhano, seguida pela emocionante procissão luminosa pelas ruas do centro.
Padre Lucas encerra com uma mensagem de fé e esperança para os ouvintes da Rádio Grande Rio FM, convidando todos os católicos a alimentarem cada vez mais sua fé na Eucaristia e a buscar o Senhor, tanto na comunhão sacramental quanto na vivência de sua palavra, visando a meta final de todo batizado: a união com Deus no céu.
Assim, Corpus Christi se revela não apenas como um feriado religioso, mas como um momento de profunda conexão espiritual e renovação da fé para os fiéis católicos.
Programação das missas:
19h30 – Na catedral – Logo após procissão com o santíssimo sacramento