Estudantes da educação infantil de Juazeiro participam de programação alusiva ao Dia do Meio Ambiente

0

Nesta segunda-feira (3), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dilma Calmon de Oliveira, localizada no bairro Quidé, realizou uma programação educativa e recreativa em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho. A ação é promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a empresa Agrovale, e contou com atividades pedagógicas de conscientização das novas gerações para a construção de um futuro mais sustentável.

A programação faz parte das ações desenvolvidas pelo projeto pedagógico da rede municipal de ensino, ‘Pachamama – Eu cuido, você cuida e juntos construímos um mundo melhor’. “Esse momento foi pensado de acordo com a proposta pedagógica da rede municipal de educação, por meio do projeto ‘Pachamama’, que incentiva os cuidados com a natureza. Trabalhamos, de forma prática, as estratégias de preservação ambiental. Ano passado, também em parceria com a Agrovale, trabalhamos os processos de reciclagem. Esse ano, está sendo realizada a doação e distribuição de mudas e o plantio junto com nossos pequenos”, comentou a gestora da Emei Dilma Calmon de Oliveira, Maria do Socorro da Silva.

De acordo com a gestora de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, a iniciativa cumpre o objetivo de orientar e estimular crianças e adolescentes da rede pública de ensino a buscarem soluções viáveis e socialmente responsáveis no desenvolvimento de práticas que contribuam para o meio ambiente. “Essa é a 15ª comemoração da Semana de Meio Ambiente promovida pela empresa Agrovale, que este ano tem como tema ‘Restaurando a terra em resiliência seca’. Toda programação é realizada nas escolas, junto às comunidades locais e cumpre o objetivo de promover a educação ambiental por meio da conscientização na educação base. A ideia é incentivar o equilíbrio ambiental, contribuindo com a redução das poluições do ar e sonora, resguardar a fauna e flora nativa e garantir a manutenção de ambientes adequados para sobrevivência saudável das espécies”, explicou Thaisi.

O estudante, de 5 anos, da Emei Dilma Calmon de Oliveira Mandacaru, Benjamin Soares, participou da ação e também se divertiu. “Eu achei muito divertido. E eu estou muito feliz por aprender a ajudar o meio ambiente e ainda vou levar plantinha para minha casa”, disse Benjamin.