Prefeitura lança cartilha de Saúde Bucal em Petrolina

0

Dentro das estratégias de cuidado e atenção com a população, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, lançou a sua primeira cartilha de Saúde Bucal que servirá de instrumento de trabalho sobre os cuidados que as pessoas devem ter com a boca. O material, divulgado nesta segunda-feira (03), contém informações sobre a Atenção Primária à Saúde com auxilio, orientações, dicas e esclarecimentos sobre mitos e verdades. A cartilha tem 20 páginas ilustrativas e será disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde, e servirá como material para os Agentes Comunitários de Saúde.

A odontologia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente através de ações de prevenção e tratamento de doenças que acometem a boca e suas estruturas, como dentes, gengiva, língua, bochecha, céu da boca e assoalho da língua. Um dos membros da elaboração da cartilha é o dentista Emerson Luan Gomes, que fala da satisfação em ter participado da construção da cartilha. “Essa cartilha se concretiza após a união de 12 profissionais que trabalharam na época da pandemia. Ao termino dos nossos atendimentos no Hospital de Campanha, surgiu à ideia de formalizar nossas ideias para um cuidado com a boca, desde o nascimento até a fase idosa. Agora todas as pessoas podem ter acesso às informações de maneira lúdica e, assim, ter uma qualidade na saúde bucal”, expressou.

O Agente Comunitário de Saúde tem como foco desenvolver atividades educativas em saúde, em visitas aos domicílios e ou em ações coletivas. A partir de agora, em Petrolina, estes profissionais irão intensificar suas atividades e orientações no cuidado com a população por meio da cartilha. Agente de Saúde há 22 anos, Maria Edilene Ramos da Silva descreve como será seu trabalho com o auxilio do material nas visitas domiciliares. “Vai facilitar muito. É um material bem ilustrativo, a gente pode fazer as orientações de acordo com o que a cartilha de Saúde Bucal oferece, seja sobre mitos e verdades, a importância da saúde bucal ou como seguir uma alimentação saudável. Em resumo, vai enriquecer muito o nosso trabalho na assistência a população”, destacou.