Redução de telas: Prefeitura de Petrolina capacita 700 professores e incentiva atividades com estudantes ao ar livre

0

Com o tema ‘Criança e Natureza-Desemparedamento da Infância’, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove até o dia 13 de junho, no Parque Josepha Coelho, uma formação para cerca de 700 professores da Educação Infantil. A iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos educadores, é pautado na importância da requalificação das práticas pedagógicas, tendo a valorização da natureza como um dos elementos centrais de uma educação vinculada com a própria vida, garantindo uma efetiva contribuição e participação nos processos de desenvolvimento da criança na Primeira Infância.

O ciclo formativo apresenta abordagens pautadas nas concepções da professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Léa Tiriba, e que são ancoradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De acordo com estudos de Léa, a perda de autonomia e liberdade das crianças nas cidades, faz com que elas passem mais tempo “confinadas” e expostas às telas. Nesse sentido, o termo “desemparedamento da infância” remete ao aproveitamento da utilização dos espaços externos e o contato com a natureza. Ao explorar esses locais, as crianças são convidadas a se conectarem consigo mesmas, com os outros e com o mundo ao seu redor. Em ambientes naturais, elas descobrem suas próprias capacidades, limites e emoções.

Durante o encontro formativo, os professores estão participando também de experiências criativas, como pinturas em telas e em elementos da natureza, atividades psicomotoras, confecção de bonecos com papel machê, produções de brinquedos e confecção de giz criativo, ampliando o repertório das práticas pedagógicas que contribuirão para “o desemparedamento da infância”, e inserindo a natureza no cotidiano das crianças.

Para a professora do CMEI Maria Gorete, no bairro Dom Avelar, Simone Veloso, a formação está sendo enriquecedora para a Primeira Infância de Petrolina, pois tem reforçado bastante a importância tirar as crianças de dentro das salas físicas e dar-lhes mais oportunidade de explorar os ambientes externos e viver experiências com a natureza. “A formação está sendo sensacional. Estamos aqui no Parque em contato com a natureza, resgatando as vivências da nossa infância para depois oportunizar as crianças contato direto, sensível e frequente. Quando passamos pela experiência, conseguimos ter mais percepção sobre o valor do momento”, destacou Simone.