Novo Bispo de Petrolina assume com foco no diálogo e mudanças previstas para o Colégio Dom Bosco

0

Em entrevista ao programa “Nossa Voz” desta terça-feira (09), o novo bispo de Petrolina, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, ressaltou a calorosa recepção que recebeu na cidade. Ele está em processo de familiarização com as paróquias, pastorais e grupos da Diocese de Petrolina para desenvolver seu plano de gerenciamento. A diocese abrange 28 paróquias distribuídas por oito municípios.

“Estamos começando, mas isso vai levar um pouquinho de tempo porque temos 28 paróquias. Além disso, há os movimentos, as pastorais e a sociedade civil que também nos procuram. Acredito que o primeiro semestre aqui, ou seja, o segundo semestre deste ano, será dedicado a esse conhecimento e primeiro contato,” afirmou Dom Antônio.

O bispo pretende ouvir atentamente padres, lideranças leigas e a comunidade. Ele não chegou com um plano fechado e deseja conhecer as demandas, experiências e ações exitosas para traçar suas metas.

“A primeira coisa para quem está chegando é ouvir muito. Acredito que esses primeiros seis meses são um tempo de ouvir. Estou ouvindo os padres; preguei retiro para eles na semana passada, o que foi uma oportunidade de escutar alguns, mas não todos. Acho que isso é muito importante, ouvir os padres e as lideranças leigas. Não existe um manual, não podemos chegar com uma pauta pronta. Claro que cada um tem seu jeito, como um artista. Se você der a mesma obra de arte para diferentes artistas, cada um vai colocar seu toque. Assim, na medida em que as coisas vão acontecendo, meu toque também vai aparecendo. É um processo natural. A experiência de 10 anos em Caicó me ajuda muito, mas cada lugar é um lugar,” explicou Dom Antônio.

Sobre o Colégio Diocesano Dom Bosco, o bispo pretende conhecer a estrutura e o modelo de gestão. Pelo organograma da instituição, ele é o presidente do colégio. Dom Francisco Canindé Palhano estava acumulando a função de diretor executivo desde a transferência de Padre Carlos. Essas funções passarão por uma transição com Dom Antônio Carlos assumindo a presidência e nomeando um novo diretor para a escola.

“Eu ainda não estive no Colégio Diocesano. Quando passei por aqui, o colégio estava em período de férias. Agora, no final do mês, quando as atividades retornarem, vamos sentar para fazer essa transição. O bispo é o presidente do colégio, e Dom Canindé estava acumulando a função de diretor executivo. Essas duas funções precisam passar pela transição: o bispo assumirá a presidência e pensaremos em mudanças na direção. Isso é natural sempre que há uma mudança no bispado. Vamos conhecer bem antes de realizar mudanças, para que tenham chances de dar certo. Estamos nessa fase de conhecimento, da mesma forma que na área pastoral. O que está funcionando bem deve continuar, e o que não está funcionando será corrigido. As necessidades que ainda não foram atendidas também serão consideradas,” afirmou o bispo.

Outra ação pensada por Dom Antônio está voltada para a assistência à população em situação de rua, com a perspectiva de criar uma pastoral específica para atender essa demanda social.

“Por exemplo, em relação à população em situação de rua, essa foi uma pergunta que fiz quando vim pela primeira vez. Parece que não temos uma pastoral específica para dar assistência a essa população. Talvez seja um desafio para os próximos meses. Podemos olhar para outras dioceses e ver como isso funciona. Em cidades grandes, a população de rua normalmente está no centro, onde há mais circulação de pessoas. É um contexto delicado que precisa ser muito bem tratado,” destacou Dom Antônio.

Dom Antônio Carlos Cruz Santos tomou posse da Diocese de Petrolina no último dia 29 de junho. Ele nasceu em São Gonçalo (RJ) em 25 de novembro de 1961, ordenou-se padre em 12 de dezembro de 1992 e fez sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1998. Foi nomeado bispo de Caicó (RN) em 12 de fevereiro de 2014, onde atuava antes de ser transferido para Petrolina.