Ramagem presta depoimento à PF nesta quarta-feira

0

O delegado federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin) e pré-candidato à Prefeitura do Rio pelo PL prestará depoimento, nesta quarta-feira (17), na Polícia Federal, no Centro do Rio de Janeiro.

O depoimento faz parte da operação Última Milha, deflagrada em 11 de julho, que investiga, desde 2023, o possível uso ilegal de sistemas da Abin para espionar autoridades e desafetos políticos no governo Jair Bolsonaro.

De acordo com as investigações, o grupo usou sistemas de GPS para rastrear celulares sem autorização judicial.

Ramagem, que era diretor da Abin neste período da gestão Bolsonaro, é apontado como o responsável por gravar uma reunião que teve o ex-presidente entre os participantes e se discutia o uso de órgãos públicos para interromper investigações contra o senador Flávio Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro.

A TV Globo apurou que um dos assuntos relativos ao caso, e que deve ser perguntado nesta quarta, é o possível encontro extra oficial entre Ramagem e o atual diretor da agência, o delegado federal Luiz Fernando Corrêa. Segundo informações, o encontro ‘secreto’ teria acontecido dentro da Abin, em junho do ano passado.

Quebra de sigilo

Na segunda-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou o sigilo de uma gravação feita por Ramagem de uma reunião que contou com a participação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e com as advogadas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Na ocasião, de acordo com as investigações, o grupo discutiu formas de usar órgãos oficiais para reverter investigação contra o senador do PL.

Fonte: G1