Prefeitura apresenta Clínica-Escola TEA, linha de crédito e capacitação para mães atípicas

0

Em uma reunião com entidades de saúde, nesta terça-feira (16), o prefeito de Petrolina e pré-candidato pelo União Brasil, Simão Durando, apresentou o projeto da Clínica Escola para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que está sendo implantada no município sertanejo, um serviço pioneiro que ofertará atendimento com uma equipe multidisciplinar das áreas de saúde, social e educação. A clínica funcionará em um prédio em que já está sendo feita as adequações necessárias para o funcionamento do serviço na Avenida da Integração.

O equipamento, denominado de ‘Casa Azul’, será voltado à crianças com autismo, ofertando atendimento com diversos profissionais, entre eles, fonoaudióloga, psicóloga, psiquiatra e fisioterapia. O serviço além de acolher as crianças, também acolherá as mães e pais atípicos, tanto com acompanhamento psicológico, como também na formação social através de capacitações e auxílio de linha de crédito através da Agência Municipal do Empreendedor.

O local também terá o objetivo de formar e preparar crianças e adolescentes com TEA, para o ambiente escolar, ou seja, terá um caráter transitório, criança da pré-escola até o 9° ano, geralmente compatíveis com os níveis 2 ou 3 de suporte, com dificuldade de adaptação na escola regular, para o ambiente escolar poderão ser atendidos por até três anos em turmas com no máximo cinco alunos, sendo cada caso avaliado individualmente. Serviços de educação física, piscina, educação alimentar e oficinas também estão programados.

De acordo com o prefeito, a Clínica Escola simboliza o cuidado com as crianças com autismo e as famílias, além de reafirmar o compromisso da gestão com a causa. “A clínica será um espaço para que as crianças tenham um atendimento especializado inovador e focado no desenvolvimento educacional, mas sem descuidar do tratamento em saúde. Tudo está sendo pensado para o atendimento com excelência. Esse equipamento é fruto da reivindicação de familiares de pessoas diagnosticadas com TEA. E é assim que quero seguir, ouvindo e atendendo o nosso povo. Sempre disse que investimentos na área da saúde nunca acabam. Tem sempre o que ser feito para melhorar, ampliar e fortalecer o atendimento”, destacou.